faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Pandemia acelera processo de inovação em empresas brasileiras

Article-Pandemia acelera processo de inovação em empresas brasileiras

time-lapse-photography-of-cars-on-road-during-night-time-3881036

"O distanciamento social quebrou as resistências e nos tirou da zona de conforto no que diz respeito à inovação", contextualiza Flavio Pripas, investidor da Redpoint, durante debate promovido pela Bossabox

O evento Product Masterclass, promovido pela Bossabox, startup que monta squads para desenvolver produtos digitais para médias e grandes empresas, apresentará até o dia 26 de agosto importantes discussões que envolvem o mercado de tecnologia no Brasil e no Mundo. Recentemente, a companhia reuniu especialistas renomados para debates sobre inovação durante o período de pandemia.

Quando questionados sobre o impacto da COVID-19 no processo brasileiro de inovação todos os convidados foram unânimes em seu posicionamento e afirmaram que produtos como telemedicina, videoconferências e sites de compra online não são novidade. Eles apenas foram acelerados e aprimorados para atender a nova necessidade da sociedade. Entretanto, muitas empresas criaram novas soluções e investiram em tecnologia em um curto espaço de tempo. Gustavo Cruz, fundador do Livit, lembra que "as empresas Brasil ao Cubo e a TecVerde criaram um Hospital Modular em tempo recorde no início da pandemia".

Um contraponto apresentado no debate por Flavio Pripas foi que algo inovador nunca nasce da noite para o dia. "Nada surge como em um lampejo de criatividade de um gênio, na realidade costumam levar anos de conhecimentos acumulados para se tornarem realidade". Um exemplo citado pelo investidor da Redpoint foi o criador do Pokémon Go!, John Hanke. "John trabalhou com geolocalização durante boa parte da sua vida, inclusive no Google e já havia desenvolvido jogos com a mesma tecnologia no passado. O game dos bichinhos virtuais, portanto, não teria surgido repentinamente, mas de toda uma jornada de esforços nessa área", completa.

Nesse contexto, os participantes do debate acreditam que é papel das empresas abrirem espaço para a inovação e criar as condições para que novos Johns se desenvolvam e coloquem novidades no mercado. Mas o desafio parece ser mais complexo do que parece, pois além da questão cultural, os próprios processos internos de uma empresa criam um ambiente pouco propício para a inovação. Iza Dezon, fundadora da DEZON, encerra comentando que a estrutura organizacional e seus espaços internos separam as pessoas e muitas vezes sufocam a criação.

Diante disso, os experts comentam que esse é momento de observarmos não só as novas tecnologias, mas de entendermos melhor o nosso relacionamento com elas, afinal, com ou sem uma pandemia em curso, as instituições brasileiras precisam repensar a forma de investir em tecnologia e utilizar produtos digitais que se adequem ao seu negócio e clientes finais.