faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

O papel do CIO na saúde

Article-O papel do CIO na saúde

Seria possível o hospital ter um bom controle sobre indicadores clínicos e administrativos sem contar com apoio de sistemas inteligentes e integrados? Qual seria o papel do executivo de TI nesse processo?

O projeto Saúde Business School, da revista FH (antiga Fornecedores Hospitalares), de 2012, aborda o tema: Tecnologia da Informação em Saúde. A iniciativa busca auxiliar as instituições do setor em sua gestão. Ainda que exista literatura sobre o tema, a nossa função é construir um manual prático para a geração de um ambiente de tecnologia hospitalar mais seguro, que auxilie e oriente às equipes na organização de seus departamentos de TI e na interação da tecologia da informação com os stakeholders. Em cada edição da revista FH contém um capítulo sobre o assunto, escrito em parceria com médicos, professores, consultores e instituições de ensino, no intuito de reunir o melhor conteúdo para os leitores. Depois da circulação da revista, o Saúde Web disponibilizará, gradualmente, os conteúdos. INTRODUÇÃO... Não é de hoje que a área de Tecnologia da Informação vem deixando de lado o papel de coadjuvante em uma organização para assumir o de protagonista. Desde 1995, existem pesquisas realizadas nas quais o corpo diretivo exige a participação do CIO (Chief Information Officer) nas reuniões estratégicas. Ou seja, TI é cada vez mais uma área estratégica e um agente de alavancagem para o negócio. Ainda nesse contexto, o executivo deve criar um grupo de governança em TI, incluindo líderes de negócio importantes para priorizar iniciativas que exploram a tecnologia.
Na área da saúde, projetos corporativos de inovação sustentados por TI são cada vez mais comuns. O mesmo ocorre com oportunidades de redução de custos, proporcionadas por uma plataforma de sistemas integrados e o magnífico processo de transformar ?dados? em ?informações?, através de soluções de BI (Business Intelligence). Ferramentas como o CRM (Customer Relationship Management) ajudam a monitorar o grau de satisfação dos clientes em relação aos produtos, serviços e à atenção que a central de relacionamento ou ouvidoria investem em seus clientes. O uso de BPMS (Business Process Management System) potencializa a versatilidade da operação de qualquer área da empresa, agilizando a implementação de regras de negócio, análise de impacto em aumento ou redução de quadro de colaboradores, documentação de processos, alteração de fluxo de trabalho e simulação de gargalos no processo. No mês de fevereiro, o capítulo foi sobre: O papel do CIO. CONTINUE LENDO ABAIXO! Em janeiro: Infraestrutura de TI nos Hospitais: o que deve ser considerado?
Entenda infraestrutura de TI do Hospital Marcelino Champagnat

TAG: Hospital