This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

O modelo de prevenção ao câncer da Previneo

By 17 de dezembro de 2019 Destaques, TI e Inovação

Estima-se que em 2018 ocorreram cerca de 600 mil novos casos de câncer no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Combate ao Câncer (INCA). A Previneo foi fundada em 2015 com o objetivo de ser uma plataforma para a prevenção e combate ao câncer.

Os médicos Dr. Hélio Rubens de Oliveira Filho, mastologista, e o Dr. Rodrigo Camargo juntaram o conhecimento global sobre os cinco tipos mais prevalentes de câncer – próstata, mama, pulmão, cólon e colo de útero – e desenvolveram uma ferramenta de rastreamento dos mesmos. “Baseado em um questionário que leva em consideração seu histórico pessoal, familiar, comportamentos e hábitos de vida, você tem uma avaliação do risco de desenvolver câncer”, explica Sidnei Marcos Pechibilski, sócio da Previneo.

Desenvolvida em linguagem laravel e PHP, a plataforma é hospedada na​ nuvem da AWS e possui toda segurança necessária para proteger os dados sigilosos. Hoje o modelo de negócios é o B2B, atuando na saúde corporativa, e dentre ​os parceiros que já utilizaram a solução estão empresas como BRF, AON, Ford entre outras.

A avaliação é voluntária e estimulada de diferentes formas pelas empresas. No caso da BRF, a avaliação foi incluída no exame periódico e os funcionários eram incentivados a partir da isenção da coparticipação em exames que eram solicitados caso o risco apresentado fosse alto. A partir da avaliação, a área médica de cada empresa segue com o acompanhamento.

Toda avaliação é compilada em um dashboard com informações online que facilita​m a gestão dos dados. “Dentro do RH, depois dos salários a maior conta é da saúde. E dentro da saúde o maior gasto é com câncer! As empresas entendem que prevenção é o caminho daqui pra frente!”, informa Sidnei.

A empresa já avaliou mais de 60 mil vidas. Genericamente, de 20 a 25% da população avaliada tem alto risco para desenvolver câncer. A recomendação é que a avaliação seja feita anualmente.

A Previneo foi uma das vencedoras do programa de inovação da Roche e irá para a Alemanha participar de uma mentoria. “Ficamos extremamente felizes! É uma chancela importante para o nosso trabalho agora em busca da fase de expansão e crescimento”, comemora Sidnei e finaliza “Achamos que podemos ser parte de algo maior, somos muito bons e especialistas no câncer. Mas ainda é só uma doença. Existem outros aplicativos e plataforma de operadoras, de indústrias farmacêuticas com cuidados e com diferentes preocupações, como por exemplo diabetes, [problemas] cardíacos, depressão, porque não incluir o câncer? Temos abordado distintas empresas neste sentido”.

Pamela Paschoa

About Pamela Paschoa

Farmacêutica pela Unicamp, atuou por 8 anos como farmacêutica clínica em instituições públicas e privadas. Foi tutora e preceptora de programas de residência multidisciplinar. Hoje atua na produção de conteúdo para portal Saúde Business e na curadoria dos eventos Hospitalar, Healthcare Innovation Show e Saúde Business Fórum.

Leave a Reply