This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Novartis e Google desenvolverão lentes de contato inteligentes

By 16 de julho de 2014 TI e Inovação

Lentes de contato inteligentes, com sensores capazes de medir a glicemia de pacientes diabéticos sem a necessidade do incomodo teste que perfura o dedo para obter uma gota de sangue. Esse é o plano da farmacêutica suíça Novartis, que assinou um acordo com o Google para desenvolver esses dispositivos – mais um que segue a tendência dos wearables, ou “tecnologia vestível”. Os valores envolvidos não foram revelados.

As lentes também são capazes de corrigir problemas de visão, como a presbiopia, mais conhecida como “vista cansada”.

As duas companhias vão trabalhar em produtos que serão comercializados pela divisão de cuidados com os olhos da Alcon, empresa do grupo Novartis. No entanto, as empresas não divulgaram datas para que as lentes cheguem ao mercado.

Em janeiro, o Google já havia anunciado que estava testando uma tecnologia de medição do nível de glicose no fluído lacrimal por meio de lentes de contato. A capacidade de medição dos chips integrados é de “uma lágrima por segundo”, segundo o Google. As informações colhidas são enviadas por rede wireless para outros dispositivos, como smartphones.

O anúncio reforça a crescente tendência da indústria de tecnologia de lançar produtos voltados para a saúde, que incluem dispositivos e aplicativos. Samsung e Apple são algumas das empresas que recentemente anunciaram produtos do tipo. Com a entrada da Novartis, companhia tradicionalmente voltada para o desenvolvimento de fármacos, a tendência promete crescer ainda mais.

* com agências internacionais

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply