This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Jornada de Medicina de Reabilitação convida profissionais de várias especialidades para debater novas tecnologias

By 19 de novembro de 2019 Destaques, TI e Inovação

Em 23 de novembro, a Associação Paulista de Medicina sediará a Jornada de Tecnologias que Estão Mudando a Medicina de Reabilitação. Entre 8h e 12h, técnicas e novidades da Fisiatria serão abordadas em três aulas seguidas de uma mesa redonda para médicos de diversas especialidades, como ortopedistas, reumatologistas, geriatras, neurologistas, entre outros.

Segundo a coordenadora do evento, dra. Ana Rita Cortelli Donati, fisiatra da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), o simpósio foi pensado a partir da percepção de que muitas das tecnologias da Reabilitação vão de encontro com interesses dos médicos de diversas áreas da medicina. “A ideia é expandir. Queremos sair do local restrito em que fica a nossa especialidade e criar interfaces mais frequentes e interessantes com outros profissionais”, explica.

A Reabilitação trabalha bastante com a funcionalidade, portanto, exige conhecimento abrangente da situação do paciente. Nesse contexto, os fisiatras acabam lidando com diversas funções do corpo, a fim de reinserir o paciente de maneira positiva na sociedade. “Por isso é tão importante trazer inovações para nortear o tratamento completo em um futuro próximo”, destaca dra. Ana Rita.

As palestras se dividirão em dois eixos principais: terapias robóticas e análise de movimento. As primeiras são ferramentas que a Fisiatria já tem certa experiência e a segunda representa um recurso que possibilita a ponte com outras tecnologias e especialidades. Esta será explicada minuciosamente pelo dr. Leonardo Metsavaht, cientista chefe do Instituto Brasil de Tecnologias da Saúde (IBTS), cujo foco de carreira está nas análises biocinéticas.

“Se a Fisiatria se dedica à funcionalidade, temos que ter um olhar crítico para avaliar o desempenho do paciente e executar novos recursos de maneira competente para suprir o que falta. A inovação vai desde a esfera do diagnóstico até a do tratamento”, afirma dra. Ana Rita.

O objetivo é propiciar um fluxo otimizado de informações, capaz de enriquecer o conhecimento e a criticidade dos médicos da Reabilitação e demais especialidades. O conhecimento sobre novas possibilidades é essencial para a aplicação dos melhores tratamentos aos pacientes.

Associação Paulista de Medicina (APM)
Data – 23 de novembro de 2019
Horário – 08h às 12h
APM – Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 278 – Bela Vista, São Paulo
Mais informações: site ou (11) 3188-4281

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply