This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

HOSPITALAR 2019 Já emitiu sua credencial gratuita? Clique aqui

Inteligência Artificial

By 22 de dezembro de 2017 Gestão, TI e Inovação

Com mais de 70 anos de história, o Grupo São Francisco é composto pelo Hospital São Francisco, São Francisco Saúde, São Francisco Odontologia, São Francisco Resgate e São Francisco Ocupacional, além disso o Grupo dispõe de atendimento multidisciplinar e planejado com o objetivo de garantir mais conforto, segurança e bem-estar aos seus pacientes. Exigindo assim, a execução de projetos que assegurem a melhor assistência possível aos seus usuários.

Foi a partir dessa imprescindibilidade que despontou o case Gestão de Hospitalizados-Carefy. Sua implementação surgiu com o propósito de permitir ao Grupo São Francisco um melhor aperfeiçoamento do controle sobre seus pacientes, através de informações padronizadas, utilizando inteligência computacional para auxiliar e nortear a tomada de decisões da equipe da central de controle de internados e dos gestores de saúde.

De acordo com Carlos Braga, Gerente Médico do Núcleo de Promoção e Gestão em Saúde e Inovações em Saúde do Hospital São Francisco, entre os maiores obstáculos para implementação do case estiveram o mapeamento e organização da grande quantidade de informações e detalhes envolvidos no processo, para definir as ações necessárias para o sucesso do projeto. Além disso, houve o desafio de mudar um processo manual por um digital, que suportasse a demanda de informações e que permanecesse com um baixo custo em longo prazo.

A plataforma corresponde a uma ferramenta construída através da promissora parceria do Laboratório de Inovações do Grupo São Francisco, o SF Health Group com a startup Carefy.

Braga destaca que o principal ganho com a implantação foi na otimização do processo de controle de internação como um todo, que impactou na redução do tempo de hospitalização, principalmente pela diminuição de atrasos na gestão de leitos e otimização da tomada de decisão. O projeto contribuiu ainda para a redução de erros nas evoluções de auditoria de leitos e para a padronização e aumento da segurança das informações.

Por meio de um aplicativo mobile as informações são coletadas e inseridas no sistema que armazena e analisa através da Inteligência Artificial (AI), todos os dados clínicos dos pacientes internados, detectando possíveis inconformidades entre diagnóstico, quadro clínico e prescrição médica; além dos protocolos de segurança, otimizando a tomada de decisão.

Sobre a premiação, ele destaca que o reconhecimento do Referências da Saúde é muito importante para o Grupo São Francisco, e reitera também que considera uma premiação relevante em um dos maiores eventos de inovação em saúde do Brasil.

Gestão de Hospitalizados – Carefy se apresenta com um importante elemento na busca de um sistema eficaz e eficiente, onde a qualidade no atendimento e redução dos custos prevalece.

Clique aqui para ver o estudo Referências da Saúde 2017 & Top Hospitalar.

Nathalia Nunes

About Nathalia Nunes

Fonoaudióloga formada pela FMUSP, com MBA em Economia e Gestão em Saúde na UNIFESP e apaixonada por comunicação, negócios e tecnologia em saúde. Na Live, trabalho com Marketing, Pesquisa e Conteúdo, tanto na produção de materiais editoriais e de pesquisa, quanto na difusão de temas e ações relacionados a negócios em saúde.

Leave a Reply