This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Instituto de Radiologia São Paulo sedia competição para premiar soluções para problemas reais da área da Saúde

By 28 de janeiro de 2020 TI e Inovação
Hackathon

·         InRad recebe o HACKMED, que se baseia em metodologia do Massachusetts Institute of Technology (MIT), inédita no Brasil

·         Ferramenta de inovação vai permitir o surgimento de ideias para os temas de Atenção Primária à Saúde, Telemedicina, Cuidados Cirúrgicos, Saúde Mental, Terceira Idade e Reabilitação

Participantes de 16 a 62 anos vão se reunir de 31 de janeiro a 2 de fevereiro para ajudar a resolver problemas de um dos setores mais importantes de nossa sociedade: a saúde. Além de profissionais e estudantes da área, engenheiros, designers, programadores e administradores vão participar do desafio HACKMED – Health Hackathon, realizado no Instituto de Radiologia (InRad) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) em uma parceria entre Faculdade de Medicina da USP, Inova HC e o MIT Hacking Medicine.

A competição envolve um ecossistema de inovação com a proposta de identificar problemas relacionados à Atenção Primária à Saúde, Telemedicina, Cuidados Cirúrgicos, Saúde Mental, Terceira Idade e Reabilitação. Durante três dias, os inscritos terão o desafio de gerar soluções criativas. Segundo um dos organizadores, Cauê Gasparotto Bueno, aluno da Faculdade de Medicina da USP e ex-membro do MIT Hacking Medicine, a dinâmica segue, pela primeira vez no Brasil, a metodologia desenvolvida no MIT.

Foram 680 inscritos para o desafio, brasileiros provenientes de 125 cidades e 19 diferentes estados brasileiros. Destes, 300 foram selecionados, com base no processo criado no MIT. Quatro representantes do MIT Hacking Medicine estarão presentes e farão parte da organização do evento: Yasmin Chebbi, Jim Lee, Khalil Ramadi e Stephanie Hogan.

Nas 42 horas de dinâmica, eles serão orientados por 150 mentores voluntários a desenvolverem, em equipes interdisciplinares, modelos de negócios a partir das ideias de soluções que tiverem. A partir do pitch de soluções, serão divididos em grupos e participarão de workshops instrutivos sobre design thinking e protótipo, entre outros. Então, os times vão a campo validar dados, se certificar do problema e checar se a solução é eficiente. A validação é feita com os pacientes do HC ou com os mentores. Até o final do evento, os grupos definem o modelo de negócio. Os melhores projetos podem se transformar em startups, que terão oportunidade de ser incubadas no Distrito InovaHC, Hub de Inovação Aberta do Hospital das Clínicas.

Mais informações no site.

Conferências

A partir das 8h do dia 31/01 começam as palestras e painéis no Grande Auditório do Centro de Convenções Rebouças do Hospital das Clínicas. Mais de 620 espectadores vão ouvir autoridades brasileiras e internacionais sobre empreendedorismo, liderança e inovação. Giovanni Guido Cerri, diretor de Inovação do Hospital das Clínicas, participará da abertura. “Para nós, é um passo muito importante ter a oportunidade de promover debates e dinâmicas que podem tornar o sistema de saúde mais moderno e eficiente. O desenvolvimento da cultura de Inovação estimula nossos jovens a desenvolverem soluções que podem melhorar o acesso à saúde à população brasileira”.

Jorge Paulo Lemann, fundador da 3G Capital e da Ab InBev, subirá ao palco para falar sobre o tema Visão do Futuro e Inovação. Dentre os convidados internacionais, teremos Dr. Masonari Aikawa, professor da Harvard Medical School, que fará uma palestra sobre Inteligência artificial e inovação em pesquisa científica. Dr. Robson Capasso, chefe da cirurgia do sono e professor da Stanford School of Medicine e Global Advisor do Stanford Byers Center for Biodesign apresentará o modelo de inovação em saúde criado no Vale do Silício e fará parte do fórum Conexão Academia-Indústria e o Desenvolvimento de Inovação em Saúde junto a outras lideranças nacionais.

Confira a programação completa aqui.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.