This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

InRad aposta em novo modelo de agendamento para melhorar a experiência do paciente

By 12 de dezembro de 2019 TI e Inovação

O serviço de Gerenciamento de Exames em Diagnóstico por Imagem (GEDI) do Instituto de Radiologia (InRad) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) traz mais uma inovação. A partir de agora, a ferramenta faz a gestão interna de toda a demanda de exames via plataforma de solicitação, gestão e agendamento de exames digital, o InterRad.

Segundo Kleber Garcia, gerente de Operações do InRad, a partir de agora, o GEDI, tem como fazer a gestão interna de toda a demanda desses exames pela nova plataforma InterRad, fazendo uma correlação com data de retorno de consulta do paciente e com a prioridade de execução do exame na data disponível de agenda. Na sequência, a equipe do GEDI do InRad, faz a alocação desse exame na agenda, sempre priorizado o prazo estipulado pelo médico solicitante.

Desde outubro do ano passado, o InRad disponibilizou a modalidade de agendamento para os exames de Ressonância Magnética. O paciente pode acompanhar toda marcação online sem precisar ir ao Instituto. O projeto começou a ser implementado em julho de 2017, com uma parceria entre InRad, Instituto Central e o Núcleo de Tecnologia do Hospital das Clínicas (HC).

A Instituição faz um balanço positivo do primeiro ano de mudança na operação. “Recebemos elogios de quem demanda esses exames, da equipe interna que faz o agendamento e, principalmente, dos pacientes que saem da consulta e aguardam o agendamento remotamente. É uma mudança grande de conceito. No antigo modelo muitos pacientes passavam noites numa fila aguardando uma cota para realizar o agendamento do seu exame e, agora, a instituição é responsável pelo agendamento, o nosso cliente aguarda nossa mensagem a sua vez”, comemora o gerente. Kleber ainda destaca que o médico deixa de usar solicitação em formulário de papel e faz o pedido via sistema. “No GEDI, uma equipe especializada tem a visão da demanda, e consegue dessa forma estruturar as agendas de acordo com oferta”.

Uma vez que o Instituto assume o agendamento, o paciente não precisa se deslocar até o InRad, pois recebe um SMS, com a data e horário do exame a ser realizado e também pode acompanhar a solicitação no Portal do Paciente, site com acesso pelo número de registro do hospital, e verifica qual é o status do agendamento e qual é o preparo indicado para a realização do procedimento. “Esse fluxo contempla uma melhor experiência do paciente, pois ele sai da consulta, vai para casa e não tem mais a obrigatoriedade de ficar tentando uma vaga dentro da nossa agenda. Ele só precisa aguardar o nosso contato em casa, confortavelmente”, explica o gerente.

O modelo do InterRad foi incorporado em outros Institutos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, tais como Instituto de Ortopedia, Instituto de Psiquiatria, Instituto de Medicina Física e Reabilitação e Centro de Atenção ao Colaborador. Além de outras modalidades presentes: Tomografia Computadorizada, Ultrassonografia, Ecocardiograma, Raios-X e Densitometria Óssea.

Além dos agendamentos online, desde maio deste ano, os pacientes do HC têm acesso aos seus exames de imagem também via Portal do Paciente. Pela plataforma, é possível acessar as imagens e imprimir o laudo.

Números InterRad:

– 45.631 pacientes impactados pelo novo modelo;

– 85.336 exames solicitados;

– 418 tipos de exames solicitados;

– 1947 médicos utilizando o novo sistema de solicitação;

– aumento de produtividade de 16% no exame de Ressonância Magnética, essa sendo a primeira modalidade a iniciar, sendo possível medir o antes e o depois;

– mais de 15.000 pacientes do SUS e Saúde Suplementar já acessaram o Portal do Paciente para verificar laudo e imagens.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply