This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Inovações cirúrgicas: rapidez, segurança e precisão

By 29 de janeiro de 2020 TI e Inovação

Neurocirurgiã explica os benefícios da inovação dentro dos centros cirúrgicos

Não há dúvidas de que será cada vez mais comum vermos cirurgias por meio de robôs e equipamentos avançados. Nada substituirá o raciocínio humano e a avaliação médica antes de iniciar o procedimento, porém, a medicina está cada vez mais avançada no quesito tecnologia.

É o que explica a neurocirurgiã Danielle de Lara, que atua no Hospital Santa Isabel (Blumenau/SC). A especialista observa que as cirurgias por meio de tecnologias avançadas são menos invasivas e proporcionam uma recuperação mais rápida ao paciente. “Há diversas novidades sendo implantadas no mundo todo, e os médicos precisam estar atentos a essas atualizações para que, juntos, possam evoluir e trazer mais benefícios aos pacientes”, afirma.

No Brasil, a inovação que já está sendo implantada é a tecnologia. Desde que concluiu sua especialização nos EUA e retornou ao Brasil em 2012, Danielle e sua equipe no Hospital Santa Isabel realizam cirurgias cerebrais por vídeo através do nariz, sem necessidade de cortes e cicatrizes no crânio ou na face. Recentemente, Santa Catarina recebeu a primeira cirurgia robótica do estado. O equipamento em uso é o robô Da Vinci.  “Seus movimentos são bastante precisos, o equipamento proporciona uma visão 3D, reduz o sangramento e preserva os nervos e vasos que não podem ser lesionados”, relata a especialista.

Danielle aponta que, apesar de modernos, os novos equipamentos cirúrgicos não substituem a presença dos médicos, pois, são eles que comandam a cirurgia, independente de qualquer equipamento ou robô que esteja sendo utilizado. “A tecnologia é um grande avanço na medicina e, são indicadas para procedimentos com maior complexidade e em regiões de difícil acesso, tornando o procedimento menos invasivo e com uma recuperação mais rápida”, finaliza.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.