faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Inovação brasileira no combate à Covid-19 é finalista da maior premiação científica do mundo

Article-Inovação brasileira no combate à Covid-19 é finalista da maior premiação científica do mundo

inovacao

A Nanox, empresa de nanotecnologia de São Carlos, está concorrendo junto às maiores inovações de 2020 na premiação Falling Walls

A empresa brasileira de nanotecnologia Nanox está entre as finalistas de uma das premiações científicas mais importantes do mundo, a Falling Walls Breakthroughs Of the Year. O concurso faz parte da conferência de inovação Falling Walls da Alemanha que teve início em 2009, na data em que a queda do muro de Berlim completava 20 anos. Desde então, ideias transformadoras criadas por estudantes, instituições acadêmicas, pesquisadores, startups, profissionais e empreendedores de diversos campos de conhecimento vem ganhando reconhecimento global.

Representada por seu CEO, Gustavo Simões, a Nanox está concorrendo na categoria ‘Life Sciences’ (Ciências da Vida) pela invenção de um aditivo de micropartículas de prata que inativa 99,9% do SarS-CoV-2 - agente causador da Covid-19 - em até dois minutos após o contato. Esta tecnologia inovadora vem sendo aplicada industrialmente em materiais como tecidos, plásticos, tintas de parede, pisos laminados, sprays de ambientes, entre outros."Estamos muito felizes e orgulhosos em participar desta premiação com uma tecnologia desenvolvida no Brasil ao lado de projetos, iniciativas e invenções que resultam em tantos benefícios para a sociedade como um todo. Ter esta oportunidade, nos mantém ainda mais motivados para seguirmos o trabalho científico que desenvolvemos na Nanox há mais de 15 anos e nos dá a certeza de que podemos competir globalmente", afirma Gustavo.

Fundada por químicos e pesquisadores formados pela Universidade de São Carlos, em São Paulo, a Nanox concorre com outras diversas inovações científicas de todo mundo que também se classificaram para a final. A premiação recebeu, em suas dez categorias, mais de 1000 nomeações de 110 países.

A conferência deste ano acontecerá em formato virtual entre 1 a 10 de novembro com acesso gratuito no site (é preciso se registrar para ter acesso ao conteúdo). Participarão do evento importantes pesquisadores e pensadores, além de líderes mundiais em ciência, política e negócios, convidados a debater a questão central da Falling Walls: "Quais serão as próximas paredes a cair na ciência e na sociedade"?

Os vencedores das dez categorias serão anunciados no dia 9 de novembro a partir das 20h (horário de Brasília), após avaliação de um júri de especialistas internacionais.