faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Icesp é o primeiro hospital público 100% digital do País

Article-Icesp é o primeiro hospital público 100% digital do País

Uso de certificação digital e prontuário eletrônico irão economizar cerca de um milhão de reais ao hospital, além de otimizar a gestão e melhorar o processo assistencial

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octávio Frias de Oliveira (Icesp) é o primeiro hospital público do País a implementar um sistema de gestão e prontuário eletrônico com certificação digital. A notícia foi dada pelo governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, acompanhado do secretário de saúde, Giovanni Cerri, durante entrevista coletiva esta manhã (16) na própria instituição. Para viabilizar este projeto, a instituição contou com o auxílio da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (Sbis) e empresas fornecedoras de tecnologia como a Wheb Philips, responsável pelo Tasy, sistema que opera no hospital na área clínica e administrativa; a E-val Madics, que forneceu o sistema de assinatura eletrônica; e a Certisign, que ofereceu todo o serviço de certificação digital. Ao todo, mais de dois mil médicos que atuam no Icesp foram certificados para poder operar o novo prontuário eletrônico do paciente (PEP). Segundo Alckmin, foram investidos cerca de R$ 5 milhões, e o projeto demorou cerca de um ano para ser concluído. ?Este novo sistema trará mais agilidade operacional e segurança ao paciente. Além de reduzir a emissão de papel em todo o hospital.? Segundo o secretário de saúde do estado de São Paulo, o sistema trará uma economia de cerca de um milhão de reais por ano ao hospital. ?Esta economia virá da redução de impressões e uso de infraestrutura para armazenagem dos prontuários. Também reduzirá o tempo ocioso das equipes e dará mais agilidade ao atendimento dos pacientes.? Cerri afirmou que a intenção do governo paulista é implantar o conceito de Hospital 100% digital em todos os hospitais do estado e, até o final do ano, o projeto estará concluído. ?Após a conclusão do plano começaremos a expandir o serviço para as outras unidades. Isto deverá ter um custo aproximado de R$20 milhões?, completa. Além do uso do PEP em toda a rede pública, o governo do Estado pretende integrar seu sistema com a rede municipal de saúde, mas para isso será necessário tornar os sistemas compatíveis.

TAG: Hospital