This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

IBCC realiza procedimento eficaz em paciente com câncer de ovário capaz de aumentar sobrevida

By 18 de abril de 2017 TI e Inovação

A equipe de Ginecologia Oncológica do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC), juntamente com o apoio da diretoria e das equipes da oncologica clínica, anestesia e UTI, aplicou uma técnica para o tratamento dos tumores de ovário, com carcinomatose peritoneal, que pode aumentar as taxas de sobrevida de pacientes oncológicos. O procedimento é denominado de Citorredução com Quimioterapia Intraperitoneal em Hipertermia (QIPH).

Após avaliação detalhada do caso de uma paciente portadora de um carcinoma localizado nos ovários e disseminado para intestino e peritônio, foi recomendado que a mesma fosse submetida ao tratamento cirúrgico específico, realizado com sucesso. Esse procedimento somente pode ser realizado em grandes Centros de Referência em Oncologia. No país, estima-se a ocorrência de menos de 1.500 cirurgias semelhantes.

“O procedimento é indicado apenas para alguns tipos de câncer, e que apresentem disseminação da doença para a membrana que reveste a cavidade abdominal, o peritônio. Nestes casos ele acaba sendo mais eficaz, pois consegue-se atingir uma dose maior da quimioterapia. A temperatura elevada entre 39° e 42° serve para potencializar o efeito da medicação na eliminação das células tumorais”, explica o ginecologista do IBCC, Dr. André Lopes, responsável pelo procedimento.

A Associação da Cirurgia Citorredutora à QIPH é um procedimento que requer estrutura médico-hospitalar adequada, em que a atuação multiprofissional de cirurgiões oncologistas, oncologistas clínicos, anestesiologistas, intensivistas, fisioterapeutas e nutricionistas deve ser integrada para que se obtenha sucesso terapêutico. “Foi grande o empenho de todos para que o procedimento fosse realizado. Desde a equipe médica, com o suporte da Diretoria do IBCC, além da colaboração e desempenho dos outros setores do hospital”, ressaltou o Dr. André.

 

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply