This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Hospital viValle recebe consultoria internacional

By 16 de agosto de 2017 TI e Inovação

Em maio, o Hospital viValle promoveu o workshop “Habilidades em Equipe e cirurgia Segura”. O evento marcou o início de um projeto que deve ter duração de aproximadamente um ano e que visa o reforço da cultura institucional com foco na segurança do paciente como resultado de uma boa comunicação entre equipes assistenciais.

Traçando um paralelo entre os desafios da aviação e da boa prática médica, o consultor, ex-piloto naval norte americano e atual piloto civil com mais de 30 anos de experiência, Mr. Steven Montague, mostrou que as similaridades entre os dois mundos podem ser percebidas na necessidade de tomar decisões, reaplicar naturalmente modelos de sucesso, e na responsabilidade de guardar vidas.

Como ferramenta para melhorar a segurança cirúrgica, a comunicação estruturada e assertiva é muito eficaz na redução de incidentes ou eventos adversos. Tanto na aviação, quanto na prática médica, cerca de 70% a 80% dos acidentes ou erros, foram causados por falhas de comunicação.

Desde 2015, o Hospital viValle é certificado internacionalmente com o selo Acreditation Canada – Qmentum International na categoria Diamante. Isso significa que os protocolos praticados na instituição estão de acordo com normas internacionais de segurança, e que passam por avaliação periodicamente, avaliando sua aplicabilidade e os resultados assistenciais obtidos.

Segundo o diretor do Hospital, Dr. Fernando VC De Marco, “mesmo com boas práticas já implantadas há alguns anos, além de treinamentos de educação continuada, entendemos que é preciso reforçar a cultura organizacional através do desenvolvimento das equipes. Dessa forma estamos incorporando os protocolos e verificações de segurança naturalmente nas rotinas, proporcionando a melhoria da qualidade e o desenvolvimento da equipe assistencial”.

Mr. Steven Montague foi piloto da frota naval estadunidense e serviu como piloto de caça, instrutor de voo, desenvolveu programas de treinamento e atuou como consultor de aquisições durante seu serviço. Contabiliza mais de 15 mil horas nos ares e mais de 350 rotas comerciais concluídas. Atualmente, é Capitão e Primeiro Oficial de uma grande companhia de voos internacional, habilitado para diferentes modelos de aeronaves.

Na LifeWings, empresa pioneira na implantação de boas práticas em serviços de saúde com foco na qualidade, Mr. Montague atua como vice presidente e consultor de implementação e desenvolvimento de Lean and CRM-­based patient safety programs. Já participou da implantação de projetos em mais de 50 instituições de saúde, incluindo Vanderbilt University Medical Center, Rush University Health Center, Vassar Brothers Medical Center, Ohio State University Medical Center, and University of California—Los Angeles.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply