This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Hospital Samaritano inaugura Centro de Robótica

By 18 de agosto de 2017 TI e Inovação

O Hospital Samaritano Higienópolis (São Paulo) acaba de inaugurar seu Centro de Robótica, que conta com um robô da Vinci, resultado de um investimento de R$ 8 milhões. Inicialmente, a tecnologia será utilizada em cirurgias de média e alta complexidades dos núcleos de Urologia, Gastroenterologia e Ginecologia. Outras especialidades, como cabeça e pescoço e cirurgia torácica, passam a utilizar a robótica no próximo ano.

Aliado à experiência do cirurgião, o robô da Vinci auxilia na realização de intervenções ainda menos invasivas, com braços de alta precisão e uma câmera que possibilita a visão 3D, além de permitir manobras em 360 graus, que não poderiam ser realizadas por mãos humanas. O médico permanece no comando durante toda a cirurgia, operando o equipamento por meio de um joystick. A técnica reduz o trauma e a dor local e a perda de sangue, o que acelera a recuperação.

“O Samaritano é referência no cuidado integrado em todas as etapas do tratamento, por meio de seus núcleos e centros de especialidades, coordenados por um corpo clínico altamente qualificado. O Centro de Robótica é mais um passo na direção de oferecer o que há de mais avançado em tecnologia, sempre com foco na qualidade e na segurança dos serviços para nossos pacientes”, destaca Sérgio Tranquez, diretor do hospital.

A equipe do Centro de Robótica do Samaritano é formada por oito cirurgiões que, juntamente com os profissionais de enfermagem, anestesia, instrumentação e engenharia clínica, passaram por treinamentos no Brasil e na Colômbia. No próximo ano, o serviço será expandido com novos médicos certificados para atuarem em cirurgias de cabeça e pescoço e torácica.

“Estamos investindo no treinamento de mais profissionais para que possamos ampliar as especialidades que utilizarão a tecnologia. Para os pacientes, entre os principais benefícios estão a recuperação e o retorno mais rápido às atividades diárias, resultado da minimização de traumas associados ao ato cirúrgico em si”, explica Tranquez.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply