This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Hospital impulsiona serviços com adoção de data center compacto

By 11 de setembro de 2014 TI e Inovação
Fornecer para pacientes e médicos o resultado de exames pela internet, incluindo diagnósticos por imagem (raio X, ultrassonografia, tomografia, ressonância magnética e outros). Foi essa necessidade que levou o Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux, em Brusque (SC), a investir na modernização de seu ambiente de TI. O projeto envolveu a implementação do conceito de data center compacto, com o uso do equipamento VRTX, da Dell, que reúne servidores, storage, networking e gerenciamento em um único chassis.
O projeto de modernização da TI também fez parte de um processo de crescimento do hospital que, atualmente, conta com 200 leitos e um corpo clínico com mais de 30 médicos em especialidades que incluem cardiologia, urologia, ginecologia, ortopedia, pediatria, neurologia e doenças infecciosas, entre outras.

Fabiano Amorim, gestor administrativo do hospital, explica que o ambiente de TI se resumia a computadores que funcionavam como servidores, o que limitava a oferta de serviços, internos e externos, bem como tornava o gerenciamento e a manutenção mais complexos. A solução adotada foi considerada a mais viável economicamente, além de ser capaz de suportar futuras expansões.

Foi implementado um chassis Dell VRTX, equipado com dois servidores blade PowerEdge M520, oito discos SAS e seis discos SATA, totalizando 11TB de armazenamento e com capacidade de expansão para até 33TB. Além de um banco de dados para aplicações e controle de imagens, o equipamento roda diversos aplicativos, como Active Director, File Server, Web Server e ERP (sistema de gestão empresarial).

Amorim calcula que, graças ao uso do Dell VRTX, o hospital vai evitar a construção de 200 metros quadrados, necessários para, em dez anos, suportar o volume de imagens antes armazenadas pela instituição em filmes – e que, por lei, precisam ser arquivados durante 20 anos. Além de reduzir custos, o sistema web dispensou os clientes de gastarem tempo se deslocando para pegar exames em filme (o que, aliás, 53% deles não fazia, obrigando a instituição a armazenar as imagens).

O executivo explica que, graças ao projeto, o hospital colocou no ar um sistema de prontuário eletrônico e trabalha com o armazenamento dinâmico dos exames, o que reduz custos. Atualmente, todas as imagens com mais de seis meses são arquivadas nos discos SATA, que são mais baratos e mais lentos, enquanto os discos SAS ficam dedicados às operações que exigem mais agilidade.

Lançado no mercado brasileiro em meados de 2013, o PowerEdge VRTX – classificado como uma ‘private cloud in-a-box’, ou nuvem privada em uma caixa, em tradução livre -, promete economizar cerca de 75% o espaço de hardware, comparado a ambientes tradicionais de data center.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply