This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Hospital das Clínicas de São Paulo recebe certificação internacional

By 24 de julho de 2017 TI e Inovação

O Hospital das Clínicas de São Paulo passou a integrar a lista dos centros de referência internacionais no tratamento da urticária, condição que vai afetar pelo menos 20% da população em algum momento da vida.1 Apenas 27 centros em todo o mundo receberam esse título de excelência, sendo 6 deles no Brasil, que é o primeiro colocado no mundo em número de centros certificados.2

Para receber a certificação UCARE (Urticaria Center of Reference and Excellence), os centros especializados em urticária foram avaliados em 32 critérios pré-estabelecidos, relacionados a infraestrutura, ensino, pesquisa, conscientização e aderência às diretrizes internacionais de diagnóstico e tratamento. O objetivo de criar essa rede mundial de referência é aumentar o conhecimento sobre a doença por meio da pesquisa e educação, melhorando o diagnóstico e proporcionando excelência nos tratamentos, padronizando a abordagem ao paciente com urticária. Assim, o paciente com urticária que chega a um UCARE recebe exatamente o mesmo atendimento, seja em São Paulo, Berlim, Barcelona ou Toronto. Para conquistar essa certificação, os centros precisam apresentar aos auditores um ambiente de atendimento adequado e provar na prática sua adesão aos mais avançados padrões de manejo da urticária, em concordância com o praticado nos melhores centros europeus.3

Para a Dra. Rosana Agondi, responsável pela divisão de imunologia e alergia do HC de São Paulo, a importância do certificado para a especialidade deve ser reconhecida. “O certificado UCARE recebido pelo nosso serviço é muito importe para nossa especialidade. Este certificado nos permite estar em contato com os melhores centros de urticária do mundo”, destaca Agondi.

Ela também ressalta como a interação com outros centros de referência ajuda os pacientes a tenham o melhor atendimento possível: “a oportunidade de atualização sobre temas em urticária crônica e a possível troca de experiência entre nosso centro e os maiores nomes da especialidade nos permite conhecer e, sempre que possível, fornecer o melhor tratamento para os nossos pacientes com a doença”.

A certificação é emitida pela rede GA2LEN – Global Allergy and Asthma European Network, que reúne os principais serviços clínicos europeus e instituições de pesquisas na área de alergologia e asma, em associação com a Academia Europeia de Alergia e Imunologia Clínica (EAACI).3

Referências

  1. Criado PR et al. Urticária. An. Bras. Dermatol. vol.80 no.6 Rio de JaneiroNov./Dec. 2005
  2. UCARE – A GA2LEN NETWORK. Disponível em: http://www.ga2len-ucare.com/centers.html. Último acesso em: 17/07/2017.
  3. Maurer M, Metz M, Bindslev-Jensen C et al. Definition, aims, and implementation of GA(2) LEN Urticaria Centers of Reference and Excellence.Allergy. 2016 Aug;71(8):1210-8.

 

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply