This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

HOSPITALAR 2019 Já emitiu sua credencial gratuita? Clique aqui

Google lança storage de dados genéticos na nuvem

By 11 de novembro de 2014 TI e Inovação

Lentes de contato capazes de medir o nível glicêmico do usuário, óculos de realidade aumentada ajudando médicos durante cirurgias e procedimentos, nanotecnologia para identificar células cancerosas, videoconferências com médicos direto do browser… A lista de incursões do Google na área de saúde, que já parecia bastante grande, não dá mostrar que vai parar de crescer: desde março a empresa oferece o Google Genomics, serviço integrante do portfólio de nuvem que armazena e processa dados genéticos.

Oferecido a hospitais e universidades americanos, o Genomics é uma espécie de drive de armazenamento que permite a análise a comparação dos dados genéticos. A ideia do conjunto de soluções – que começaram a ser criados cerca de 18 meses atrás, após consultas a cientistas e pesquisadores de centros como o MIT – é usar big data para acelerar a análise da massiva quantidade de dados genéticos em estudos do tipo.
Assim, no futuro, médicos poderão utilizar a medicina personalizada – no qual o tratamento varia conforme o perfil genético de cada paciente – de forma mais eficaz. A tecnologia permite mover dados de DNA e processá-los com a mesma tecnologia de banco de dados usada para indexar páginas web.

Cada genoma pode ter até 100 GB de dados não estruturados. O Google cobra US$ 25 por ano para armazenar um genoma – serviço que inclui ainda uma análise dos dados armazenados. Segundo a empresa, cerca de 3,5 mil genomas de projeto públicos estão guardados em seus data centers neste momento.

Segundo a revista Technology Review, do MIT, apenas o Broad Institute, em Cambridge, estado americano de Massachusetts, processou um genoma humano a cada 32 minutos, ou 200 TB de dados apenas em outubro.

O Google publicou um vídeo em que explica os objetivos e o funcionamento do Genomics. Veja abaixo:
Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply