INSCREVA-SE para o HIS19 e atualize-se com mais de 70 horas de conteúdo! Inscreva-se

A gamificação da saúde para pacientes engajados

By 2 de junho de 2016 TI e Inovação

Lançada há pouco tempo pela aceleradora Alchemist a Sempre Health é uma startup norte-americana que tem a proposta inovadora em reduzir o custo de medicamentos de prescrição a partir da recompensa aos pacientes ao adotar um estilo de vida saudável.

O plano é gamificar a saúde e incentivar o bom comportamento em relação ao próprio tratamento, esse serviço é comparado ao desconto dado pelas seguradoras aos motoristas responsáveis ao pagar o seguro. No caso da Sempre, o “bom comportamento” é projetado para aliviar o custo no ponto de venda para aqueles que não conseguiriam comprar o medicamento sem esse recurso.

A ideia atingiu o co-fundador, Anurati Mathur, cientista de dados, fundador e cientista de dados da Propeller Health, quando teve uma experiência em que se afastou de sua prescrição ao descobrir sairia U$ 150,00 do do próprio bolso. “As pessoas poderão salvar o dinheiro que irão gastar no sistema de saúde. Toda vez que o paciente tomar um medicamento, ir ao médico para um exame, obter uma mamografia ou colonoscopia está sendo um paciente responsável”, diz Mathur. “O seu bom comportamento é usado como moeda, com o Sempre Saúde, estamos criando um mundo em que comportamento pode subsidiar sua despesa”.

Como funciona

Dados comportamentais das farmácias são repassados para a Sempre Health, como as prescrições e outras informações. assim monitorando o consumidor no ponto de venda. Para garantir e incentivar a conformidade dos regimes de tratamento, a empresa fornece avisos via SMS e outras plataformas com o auxilio da análise de empresas parceiras que trabalham com software da empresa, analisando e tirando as informações valiosas dos dados coletados.

As companhias com essa finalidade estão procurando auxilio governamental e parceiras do estado para encontrar melhor acesso à todas as farmácias do país de forma que elas também reduzam os preços dos medicamentos por reivindicações legais.

Enquanto isso outras empresas no mercado também buscam meios de engajar o paciente ao tratamento do mesmo, como reduzir universalmente o preço dos medicamentos através de parcerias mais complexas. Empresas como a GoodRx e Blink Health estão com o objetivo de reduzir o custo dos medicamentos prescritos, mas eles  com objetivos de fazê-lo através da informação, como a GoodRx que oferece os preços para comparação dos remédios em diferentes pontos de vendas, já a Blink Health oferece os menores preços para e-commerce e a localização das farmácias mais próximas para a retirada do pedido.

Leia mais sobre o artigo aqui.

Nathalia Nunes

About Nathalia Nunes

Fonoaudióloga formada pela FMUSP, com MBA em Economia e Gestão em Saúde na UNIFESP e apaixonada por comunicação, negócios e tecnologia em saúde. Na Live, trabalho com Marketing, Pesquisa e Conteúdo, tanto na produção de materiais editoriais e de pesquisa, quanto na difusão de temas e ações relacionados a negócios em saúde.

Leave a Reply