This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Farmacêutica adota ERP na nuvem para apoiar crescimento

By 29 de outubro de 2014 TI e Inovação

Reduzir custos com infraestrutura de tecnologia da informação (TI) logo no início das operações para alcançar metas estabelecidas: este foi o objetivo do Grupo Althaia – que controla a farmacêutica de mesmo nome criada em 2010 e a nutracêuticos Equaliv, lançada em 2011 – ao adotar uma solução de nuvem da CorpFlex. A decisão foi concomitante ao nascimento das duas empresas e baseou todo o ambiente em cloud computing.

São seis servidores em nuvem de uso exclusivo para hospedagem do sistema de gestão (ERP) da fabricante alemã SAP, com demanda de 50 acessos remotos. Segundo Carlos Eduardo Rodrigues, gerente de TI do Althaia/Equaliv, são investidos cerca de R$ 8 mil por mês no serviço, em um projeto de três anos, dispensando grandes investimentos iniciais na montagem de um datacenter ou contratação de mão de obra, e evitando depreciação da tecnologia.

Segundo Rodrigues, um ambiente de TI “fora de casa” tornou a gestão da TI mais fácil, melhorando os processos internos. Além disso, aumentam a confiabilidade e disponibilidade para aplicações de missão crítica, além dee escalabilidade para suportar o crescimento previsto para os próximos anos.

O faturamento do Althaia chegou a R$ 41 milhões em 2013. Os funcionários já são 350, sendo apenas cinco os integrantes da equipe de TI, bastante enxuta. Para Rodrigues, só é possível manter uma equipe tão pequena ao se trabalhar de forma integrada com os especialistas da CorpFlex, mantendo o ambiente de TI funcionando sem paradas.

O grupo registra forte crescimento desde que começou a operar em agosto de 2010, após a compra de uma planta fabril em São Paulo (SP) para a produção de medicamentos de outras farmacêuticas. Em 2011 também montou uma unidade na cidade de Atibaia. Após quatro anos de atividade, o laboratório possui seis produtos genéricos e 30 submissões de registros aguardando aprovação pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O volume de produção também tem superado a casa dos 30 milhões unidades por ano.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply