This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

EUA combatem desinformação sobre COVID-19 no Brasil

By 23 de outubro de 2020 TI e Inovação

Abraji e Agência Mural recebem financiamento para expandir projetos ComprovaEm Quarentena e CoronaNasPeriferias 

A Embaixada e os Consulados dos EUA no Brasil estão apoiando financeiramente, por meio do Global Engagement Center (GEC), do Departamento de Estado,  iniciativas desenvolvidas pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abrajie pela Agência Mural de Jornalismo das Periferias no combate à desinformação relativa à COVID-19, com foco especial em comunidades e regiões periféricas de cidades brasileiras. 

“Informações falsas podem até matar. Principalmente na área de saúde. Esperamos que esse programa possibilite que informações de qualidade cheguem a brasileiros que nem sempre têm acesso a esse tipo de checagem”, disse o Adido de Imprensa do Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, Philip Drewry. “Nosso objetivo é garantir que brasileiros tenham à disposição as informações que precisam para tomarem decisões embasadas e conscientes”.

A parceria com a Abraji vai possibilitar que oito iniciativas de jornalismo que atuam em comunidades ou trabalham com temáticas raciais e religiosas passem a fazer parte do Projeto Comprova, que atualmente possui 28 veículos. Essas agências e coletivosatuantes em comunidades vulneráveis de cinco regiões do país, receberão treinamento sobre verificação de notícias, apoio para aquisição de equipamentos e ajuda financeira para remunerar profissionais que atuarão no Comprova por seis meses.

Além do trabalho colaborativo nas investigações, espera-se que os novos participantes possam ajudar na criação de novas narrativas que ajudem a disseminar o resultado das verificações feitas pelo Comprova. São eles: Marco Zero ConteúdoBereiaRádio Noroeste; Amazônia Real; Coletivo NiaraAlma PretaFavela em Pauta; e Agência Mural de Jornalismo das Periferias.

Além de participar do Comprova, a Agência Mural de Jornalismo das Periferias está recebendo apoio para dois projetos próprios – o #CoronaNasPeriferias e o podcast “Em Quarentena”. O #CoronaNasPeriferias é um projeto colaborativo de matérias, fotos e infográficos sobre COVID-19 produzidos pelos 60 jornalistas da Mural em todo Brasil, e publicados no site e mídias sociais da agência com acesso livre ao público em geral.

Já o podcast “Em Quarentena”, disponível nas plataformas de streaming de áudio e distribuído diariamente por WhatsApp, traz informações e soluções para moradores das periferias se manterem seguros e saudáveis, ajudando a lidar com os impactos sócio-econômicos e de saúde da crise causada pela pandemia.

Com o apoio recebidoAgência Mural contratou jornalistas para se dedicarem à produção de conteúdoadquiriu equipamentos e acesso à internet. A Mural é uma organização jornalística sem fins lucrativos criada em 2010. 

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.