This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

ERP: agilidade na rotina dos consultórios médicos

By 20 de outubro de 2014 TI e Inovação

A medicina é um dos setores mais avançados em relação a tecnologias para tratamentos e cirurgias. Para se ter uma ideia, já é possível realizar atendimento médico à distância por meio de comunicação audiovisual interativa. Por outro lado, é um dos segmentos em que a tecnologia é menos utilizada nos processos de gestão. Hoje, 23% das instituições de saúde no Brasil ainda usam prontuários em papel para registrar informações médicas, de acordo com a pesquisa TIC Saúde 2013, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.br).

Ainda segundo o estudo, em 2013, 52% dos estabelecimentos do setor registraram informações médicas nos prontuários em papel e também no eletrônico, o que demonstra claramente um cenário de transição. As soluções em nuvem simplificam o processo de adoção de ferramentas e reduzem o custo de implementação sendo grandes impulsionadoras dessa transformação.

No entanto, mesmo em um panorama de mudança favorável em longo prazo, ainda é comum encontrarmos consultórios e clínicas médicas com agendas de papel, onde as secretárias remarcam e cancelam consultas constantemente, apagando o nome do paciente a cada alteração. Nessas instituições, prontuários e solicitações de exame também são preenchidos à mão.

Para agilizar as rotinas dos consultórios e oferecer um atendimento com mais qualidade e agilidade aos pacientes, os empresários têm adotado softwares de gestão. A ferramenta simplifica a realização das atividades diárias da clínica, desde o agendamento de consultas, passando pelo controle das agendas dos médicos até o atendimento dos pacientes.

Para os médicos, por exemplo, a solução contribui para uma melhor organização do atendimento e um tratamento mais assertivo ao possibilitar a visualização de todo o histórico do paciente – armazenado na nuvem. O registro em prontuários eletrônicos elimina a perda de papéis e informações, bem como a necessidade de uma sala para armazenar os arquivos. Além disso, a hospedagem da agenda e das informações dos pacientes na nuvem possibilita o acesso aos dados a qualquer hora e de qualquer lugar.

No entanto, a ferramenta não beneficia apenas os médicos. O atendimento com um prontuário eletrônico garante segurança à informação passada pelo profissional. A visualização do histórico completo do paciente e as funcionalidades da solução simplificam as decisões, conferindo confiabilidade aos prognósticos. Para elaborar a curva de crescimento de uma criança, por exemplo, basta inserir os dados de peso e altura medidos a cada consulta no sistema, que a calculará automaticamente.

Porém, os benefícios de um software de gestão vão além da medicina. A adoção do ERP modifica o processo de agendamento, remarcação e cancelamento de consultas, facilitando o controle da agenda. Além disso, é possível personalizar os dias e horários em que o médico atenderá no consultório, evitando marcar pacientes nos momentos em que não haverá expediente. Customização que também pode ser realizada pelo próprio profissional por meio de dispositivos móveis.

Além disso, a ferramenta permite uma gestão mais eficiente da instituição, ao integrar informações financeiras e de faturamento em uma única base de dados, diferenciando inclusive consultas particulares das realizadas por meio de convênio. Essas informações também podem ser acessadas à distância, o que agiliza a tomada de decisões em consultórios com apenas um profissional ou em clínicas com mais de 50 médicos.

Embora inúmeros empresários já tenham identificado o retorno do software para o seu negócio, muitos ainda acreditam que o ERP é uma ferramenta aderente apenas aos grandes consultórios e hospitais. Portanto, há um longo caminho a ser percorrido até que os processos de gestão estejam informatizados em todas as instituições do setor. As soluções em nuvem estão impulsionando a adoção de novas tecnologias e serão as principais responsáveis pela modificação desse cenário.

* André Bretas é diretor de pequenos negócios da Totvs

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply