This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Entenda como a telessaúde pode melhorar a medicina no Brasil

Telessaúde contribui para melhora na qualidade e acesso aos serviços médicos

O segmento de medicina está constantemente em evolução acompanhando as inovações tecnológicas e as novas pesquisas que melhoram a qualidade e efetividade dos serviços médicos.

O surgimento e difusão da telessaúde é fruto dessa tendência de adoção da tecnologia na área médica. A seguir saiba do que se trata esse modelo e os principais benefícios dele à realidade brasileira.

O que é telessaúde?

A telessaúde consiste em um modelo que visa à prestação de serviços de saúde à distância por meio das tecnologias da informação e comunicação (TICs). Algumas subáreas da telessaúde são a telemedicina e a telerradiologia, que também utilizam esses recursos, mas têm aplicações mais específicas.

Além dessas subáreas, a telessaúde abarca uma série de outras que fazem com que o modelo seja mais amplo e completo, como:

● tele-educação;

● gestão em saúde;

● redes de investigação;

● tele-epidemiologia.

Dessa forma, tanto um treinamento da equipe à distância quanto um procedimento executado por um robô utilizando internet das coisas (IoT) estão dentro do escopo da telessaúde.

Quais são as vantagens desse modelo?

A difusão da telessaúde no território brasileiro deve-se aos muitos benefícios observados com a adoção da solução, seja em clínicas e hospitais particulares como também no Sistema Único de Saúde (SUS).

A seguir conheça as principais vantagens desse modelo que têm contribuído para a expansão das soluções utilizando tecnologias de comunicação na área da saúde.

Superação de barreiras geográficas

Um aspecto determinante da telessaúde é que ela permite que um paciente de São Paulo e outro do interior do Amazonas sejam atendidos pelos mesmos profissionais.

Ainda que um lugar tenha maior infraestrutura, o atendimento digital permite que pessoas que moram em regiões afastadas ou com menor infraestrutura possam acessar bons serviços de saúde, superando barreiras territoriais que determinavam as chances de recuperação e tratamento.

Universalização dos serviços

Levando em consideração o mesmo exemplo apresentado acima, o modelo viabiliza a universalização dos serviços de saúde, incluindo tanto o atendimento médico, como avaliação de exames, realização de procedimentos e monitoramento contínuo.

As tecnologias viabilizam que todas as pessoas possam receber o atendimento médico especializado, fazendo com que a universalização dos serviços seja um objetivo mais próximo.

Otimização dos recursos

Um dos aspectos que sempre foram determinantes na área médica é a disponibilidade dos recursos, principalmente considerando a atuação do SUS.

A telessaúde, entretanto, é favorável a uma política de contingenciamento de recursos, pois permite a otimização dos atendimentos e relacionamento entre médico e paciente, facilitando, por exemplo, a prevenção de doenças.

Redução dos custos

Para que seja possível universalizar o acesso à saúde é determinante que os serviços possam ser mais baratos. A tecnologia auxilia ao reduzir custos com deslocamentos, infraestruturas ociosas e desperdício de insumos.

Ao baratear os custos de acesso aos serviços médicos, como por meio de parceiras especializadas em cada tipo de demanda, como é o caso da telerradiologia, permite-se que mais pacientes possam utilizar um serviço especializado e altamente qualificado sem pagar a mais por isso.

Como a telessaúde pode melhorar a medicina no Brasil?

Pensando nos desafios no Brasil para melhorar os serviços médicos, alguns dos benefícios da telessaúde destacam-se e justificam os investimentos públicos e privados no modelo.

Maior acesso aos serviços

Como afirmado anteriormente, um dos desafios no Brasil é garantir acesso aos serviços médicos principalmente em regiões de menor densidade populacional, como regiões interioranas, rurais, em tribos indígenas, entre outros locais.

Outro desafio refere-se ao atendimento especializado. Em geral, esses locais recebem profissionais generalistas, dificultando o atendimento por especialistas como ginecologistas, cardiologistas, neurologistas etc.

Por meio da telessaúde, profissionais especializados podem realizar esses atendimentos para garantir mais qualidade no diagnóstico e tratamento, além do monitoramento do paciente.

Gestão de serviços

Um problema no Brasil é a concentração de investimentos nas regiões Sul e Sudeste em detrimento das demais, atraindo também os profissionais mais qualificados.

Dessa forma, tanto médicos quanto gestores concentram-se nessas regiões, fazendo com que outras partes do país tenham déficit de profissionais qualificados para realizar a administração eficiente dos recursos de saúde.

A telessaúde promove essa articulação entre as áreas, facilitando a gestão em saúde e também a qualificação de profissionais alocados em regiões afastadas, o que permite que mesmo áreas mais carentes e suscetíveis beneficiem-se dessas trocas.

Qualificação profissional

Como visto, a concentração de profissionais em determinadas regiões do país limita a disponibilidade e qualidade dos serviços médicos em outras.

Um dos desafios sempre foi a qualificação dos profissionais, pois muitos enfermeiros, gestores, radiologistas, atendentes e mesmo médicos não conseguem se deslocar para fazer atualizações e treinamentos.

Com a telessaúde voltada a tele-educação a difusão do conhecimento torna-se possível, promovendo cursos e atualizações que viabilizem o avanço e inovação dos serviços médicos independente das limitações regionais. Dessa forma, a telessaúde tem sido um elemento-chave para melhorar e ampliar o acesso à saúde no Brasil, garantindo mais satisfação para profissionais da área médica e também pacientes.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply