This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Empresa que utiliza algoritmos para diagnosticar câncer vence Desafio de Startups da Roche

By 19 de novembro de 2019 Destaques, TI e Inovação

A PreviNEO é a grande vencedora do Desafio Roche 2019, que buscou parcerias com Startups para encontrar soluções personalizadas e inovadoras em saúde. Criada em 2016, a PreviNEO utiliza algoritmos para prevenir, diagnosticar precocemente e reduzir os riscos de incidência dos principais tipos de câncer que ocorrem no Brasil: próstata, mama, pulmão, cólon e útero. Este foi o terceiro ano da iniciativa, feita com a colaboração da Innoscience e da StartSe, e reuniu 116 Startups.

Com base no crescente aumento na geração de informações, a Roche buscou tecnologias que centralizem os dados do paciente e possibilitam um diagnóstico mais assertivo dentro do menor tempo possível. O desafio é um programa estruturado no formato Prize Competition, que apresenta as oportunidades e necessidades na busca por resultados. Neste ano, as tecnologias priorizadas foram:

  • Dados rastreáveis / cloud
  • Soluções escaláveis
  • Apps, software, Inteligência Artificial
  • Soluções holísticas

De acordo com Tatiana Kim, Gerente de Qualidade Médica da Roche, as três edições do projeto só endossaram e reafirmaram o propósito da companhia. “Como líderes globais em biotecnologia, acreditamos no potencial de transformação da saúde por meio da criação e utilização de conhecimento gerado pelo acesso a dados em larga escala (em profundidade e abrangência), possibilitando cuidados mais personalizados na área médica”, frisou.

A vencedora do Desafio Roche 2019, utiliza a inteligência artificial desde a sua base. O sistema da PreviNEO leva em consideração orientações de conduta das principais entidades médicas e informações de artigos científicos sobre os cinco tipos de câncer (próstata, mama, pulmão, cólon e útero). Depois de avaliar os riscos do paciente, o sistema cria uma estratégia de redução de riscos com exames complementares ou consultas indicadas.

“Como os artigos são publicados diariamente, a solução é constantemente atualizada. Assim, temos chances de prevenir o surgimento de tumores, aumentar a chance de cura com diagnósticos precoces, diminuir a mortalidade e reduzir custos associados a essas doenças”, ressalta Hélio de Oliveira, mastologista e um dos fundadores da PreviNEO.

Como prêmio por ter conquistado o Desafio de Startuups, a empresa participará de um programa de imersão na Digital Health Accelerator da Roche Diagnóstica, em Munique, na Alemanha, com acesso a um co-working, interações com executivos da companhia, startups e investidores locais.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply