This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Empresa de telemedicina investe em experiência do usuário

Parceria entre a brasileira Docway e a californiana Twilio utiliza a tecnologia com excelência para fornecer telemedicina para empresas e pessoas

Tendo como base o uso da tecnologia como aliada para fornecer experiências únicas com eficiência, a Docway, empresa de inovação com foco em saúde, desde o início do ano passado oferece o serviço de teleorientação e telemedicina. Anteriormente, a empresa tinha foco em orientações e triagens médicas. Opera agora em um modelo B2B2C, fornecendo assistência médica por vídeo e telefone, chamando a atenção de prestadores de serviços primários e planos de saúde, principalmente no momento atual de isolamento social, no qual o mundo está inserido.

Desde o início das operações, a empresa focou em desenvolver parcerias com fornecedores que estivessem alinhados com o seu objetivo. A primeira aconteceu em 2017, e desde então, a empresa oferece soluções de tecnologia e expertise na área da saúde às maiores operadoras de saúde e seguradoras do Brasil. As soluções podem ser disponibilizadas dentro dos canais da Docway ou integradas aos canais das operadoras parceiras. “No começo, precisávamos fazer parceria com operadoras de saúde que nos permitiriam prestar um serviço extremamente relevante, não apenas para o paciente, que muitas vezes se perde no sistema de saúde, mas também para profissionais da área”, explica Fábio Tiepolo, CEO da Docway.

Com a chegada de um grande parceiro de negócios, uma das maiores operadoras de saúde do país, foi necessário aumentar o volume de serviços prestados pela empresa, assim como garantir escalabilidade, segurança e ter como atender a todos com excelência, mesmo com a crescente no volume de atendimentos. A Twilio, empresa de plataforma de serviços em nuvem “as a service”, com sede em São Francisco, na Califórnia (EUA), veio para somar nesse contexto, trazendo mais possibilidades e segurança para a Docway.

O Líder de Tecnologia da Docway, Vinícius Reis, estava em busca de uma solução que oferecesse estabilidade no serviço de vídeo, quando encontrou a empresa californiana. “Quando apresentei o projeto com a Twilio como fornecedor, a principal pergunta que me foi feita foi: Se precisarmos ampliar a operação e crescer 30 vezes, seremos capazes com esta tecnologia? Depois de analisar várias soluções, sentimos que a Twilio tem a estabilidade que precisávamos, com segurança, alto desempenho e infraestrutura. Sem mencionar que também poderíamos explorar outras soluções de comunicação, deixando nossa operação centralizada em um único parceiro”, afirma Reis.

Aumento da demanda por conta da pandemia da Covid-19

A média de consultas via telemedicina da Docway em 2019 era de mil consultas mensais, número que aumentou exponencialmente com a chegada da Covid-19 no Brasil, atingindo cerca de 65 mil teleconsultas em um único mês, no início da pandemia. As chamadas telefônicas dispararam também, atingindo mais de 5 mil contatos por dia.

“Tivemos duas semanas para ajustar nossa operação à pandemia do novo coronavírus. Recrutamos médicos, adaptamos a equipe interna seguindo as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) e contratamos uma plataforma de Business Intelligence. Uma das poucas coisas que não me preocuparam durante esse período foi a Twilio. Eu sabia que essa solução suportaria o aumento de volume”, enfatiza Tiepolo.

Para Tiepolo, é difícil prever o futuro da saúde com a Covid-19 dominando o presente. Contudo, acredita que estamos vivendo um momento de ruptura do mercado, que deixará uma marca duradoura na maneira como as pessoas consomem e interagem com a área de saúde. “Quando superarmos essa situação, as pessoas se perguntarão: ‘Por que vou ao consultório médico, se posso obter uma consulta de qualidade sem precisar sair de casa?’ É seguindo essa ideia que a Docway está se preparando para o futuro”, completa o CEO da Docway.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.