This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Elsa-Brasil vai retratar saúde brasileira em 2015

By 8 de dezembro de 2014 TI e Inovação

Com o objetivo de discutir a realidade brasileira, usando como base informações sobre doenças cardiovasculares e diabetes e sua relação com os determinantes sociais e biológicos, que o Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (Elsa-Brasil) foi desenvolvido em agosto de 2008. Atualmente foi incluído ao estudo o câncer e novos dados estão sendo colhidos para serem disponibilizados no final do ano de 2015.

Participam *seis instituições públicas de ensino superior e pesquisa das regiões Nordeste, Sul e Sudeste do país, entre as quais a Fiocruz.

Em setembro deste ano o estudo encerrou a segunda fase de coleta de dados com os participantes, chamada Onda 2, no Rio de Janeiro. Outros estados precisam finalizar a etapa para que, posteriormente, os pesquisadores possam aprofundar os conhecimentos a partir dos dados coletados.

De acordo com a pesquisadora colaboradora do estudo, Arlinda Moreno, o que pode ser adiantado e dito em relação ao Rio de Janeiro é que houve um percentual de perda de participação muito pequeno em relação à primeira onda. 

O sucesso de pesquisas como o Elsa depende, principalmente, da participação dos voluntários, pois se as pessoas abandonam a iniciativa, a longevidade da pesquisa é diminuída.

Apontamentos
Na primeira onda do Elsa, realizada entre os anos de 2008 e 2010, 15.105 voluntários – todos servidores com idade entre 35 e 74 anos – realizaram entrevistas e exames para a avaliação inicial do estudo. Os dados coletados revelaram que 37% (5.667) da população brasileira estudada estava hipertensa. A hipertensão arterial é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral (AVC).

Particularidades nacionais
Estudos como o Elsa já foram feitos em diferentes países desenvolvidos e os resultados serviram como base para recomendações sobre hábitos alimentares e físicos. Estes estudos não contemplam, entretanto, as diversidades do Brasil. “Muita coisa já se sabe, mas quase tudo lá fora. A ideia, a partir do Elsa, é tentar conhecer, de fato, a realidade brasileira. Saber se temos dados semelhantes, ou diferentes. Saber como estamos aqui”, afirmou a coordenadora-adjunta do Estudo no Rio de Janeiro, Maria de Jesus, em comunicado. 

O estudo não tem o objetivo de diagnosticar e tratar doenças, visa, na realidade, fomentar o desenvolvimento de novas investigações e subsidiar políticas públicas de saúde às necessidades nacionais. 


*As instituições que formam o consórcio responsável pelo Elsa, além da Fiocruz, são:
Universidade Federal da Bahia
Universidade Federal do Espírito Santo
Universidade Federal de Minas Gerais
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Universidade de São Paulo

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply