This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Docway é selecionada para programa de inovação da Unimed Fesp

By 5 de março de 2020 TI e Inovação

Startup foi uma das quatro escolhidas entre mais de 200 participantes, desenvolvendo solução de telemedicina para os médicos cooperados da entidade

A Docway foi uma das quatro startups selecionadas pelo projeto Conexão Vitall, promovido pela Unimed Fesp, por meio do Vitall, e realizado em parceria com a Liga Ventures. Ao todo, foram mais de 200 projetos inscritos, sendo 40 avaliados mais profundamente, 15 selecionados para uma apresentação (pitch) e 4 escolhidos para o projeto. A escolha pela Docway se deu na categoria telemedicina. A Unimed Fesp (Federação das Unimeds do Estado de São Paulo) conta com 76 cooperativas associadas, que juntas somam mais de 4 milhões de beneficiários, 20 mil médicos cooperados e mais de 30 mil colaboradores.

“Nós fomos escolhidos para desenvolver soluções de telemedicina e já estamos participando de reuniões. Vamos usar o que já temos de experiência e tecnologia desenvolvida para disponibilizá-la aos médicos cooperados do Sistema Unimed paulista”, afirma o Head Comercial da Docway, Daniel Ropelatto. “Será um produto semelhante ao que oferecemos, mas específico para a Unimed e seus médicos cooperados, com foco na teleorientação – a orientação médica por vídeo. Nesse tipo de encontro, não há prescrição e nem fechamento de diagnóstico, apenas a orientação”, ressalta.

Com duração de 4 meses, o Conexão Vitall oferece acompanhamento às startups, acesso à rede de executivos das Unimeds de São Paulo, mentorias exclusivas com os tomadores de decisão da empresa e da rede do programa, composta por experts e executivos de mercado. O projeto é realizado em parceria com a Liga Ventures, a primeira aceleradora focada em conectar startups e grandes empresas do Brasil, que já acelerou mais de 100 startups em mais de 20 ciclos, focando na geração de negócios entre as empresas inovadoras e corporações parceiras.

De acordo com Ropelatto, o fato de ter sido selecionado por uma cooperativa de renome faz com que a companhia destaque o seu nome neste segmento – que está em expansão no país. “Nós temos diversos cases de sucesso, mas será a primeira vez com médicos cooperados. Como estamos lidando com a maior cooperativa de saúde do Brasil, vamos ter a porta de entrada para desenvolver outros negócios no país”.

Segundo o Anuário do Cooperativismo Brasileiro de 2019 (com dados de 2018), as cooperativas de saúde estão presentes em 85% dos municípios do país. Estima-se que cerca de 25 milhões de brasileiros são atendidos pelas cooperativas do ramo, por meio dos planos de saúde (médicos e odontológicos), clínicas, hospitais e serviços especializados. Em todo o país, são 786 cooperativas, congregando 200 mil cooperados e empregando 108 mil pessoas.

Ropelatto destaca que o propósito da Docway é desenvolver uma solução focada nos médicos cooperados. “Queremos levar o valor de nossa plataforma para os cooperados, para que eles tenham a oportunidade de fazer a teleorientação”, ressalta. Dentro do programa estabelecido pela Unimed Fesp, o processo de aceleração tem prazo de 4 meses para que seja apresentada uma solução funcional, mesmo que em formato piloto.

Em ascensão

A Docway conta com 4 milhões de vidas em sua carteira. Em 2020, a estimativa da companhia é atender entre 35 e 40 mil pacientes – sem considerar os médicos cooperados da Unimed Fesp. A startup ganhou destaque nacional promovendo atendimento médico domiciliar, com uma rede que conta com 4,6 mil profissionais cadastrados para atuar em 440 cidades do país. Além disso, nos últimos meses tem focado sua atuação na telemedicina, desenvolvendo ferramentas de teleorientação e teletriagem.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.