This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Dinamarca reduz custos ao instalar câmeras em ambulâncias

By 17 de fevereiro de 2017 TI e Inovação

A região Norte da Dinamarca, chamada Nordjylland, otimizou os recursos de atendimento à saúde da população ao instalar câmeras de videomonitoramento no interior de ambulâncias. Os pacientes são avaliados em tempo real por uma equipe médica remota, que acompanha todo o atendimento emergencial através de câmeras IP de alta resolução da Axis Communications. Isso permite resolver alguns casos ainda na ambulância, e o paciente volta para casa sem ter passado pelo hospital.

Além de reduzir custos para a administração pública, a ideia reduziu o número de visitas desnecessárias aos centros de saúde. Os médicos dão sugestões de como tratar o paciente antecipadamente, identificam a eventual necessidade de especialistas e indicam quais hospitais estão mais aptos a tratar aquele caso.

As câmeras, instaladas no teto de onze ambulâncias, são pequenas e geram imagens de alta qualidade mesmo com a vibração do veículo em movimento. O modelo escolhido, AXIS M5014, permite visualizar todo o corpo do paciente e ainda aproximar a imagem em partes específicas para assegurar a boa visualização pela equipe médica.

Para transmitir o vídeo à distância, a região de Nordjylland utilizou a tecnologia Radiocamm, instalada nas câmeras Axis, que permite a comunicação wireless entre dois pontos. A transmissão pode se adaptar a diferentes tipos de rede para proporcionar banda larga otimizada. Além disso, a comunicação pode ser via 3G ou 4G, sem interrupções.

“Esse tipo de instalação envolve grandes desafios tecnológicos. Inclui conexão suficientemente rápida para a alta taxa de quadros e imagem de qualidade para que a equipe hospitalar remota possa realizar o atendimento correto ao paciente. No Brasil, a equipe da Axis também está disponível para colaborar no desenvolvimento de projetos semelhantes”, declara Andrei Junqueira, gerente de vendas para a América do Sul.

O recurso é ideal para ambulâncias que atendem a zonas afastadas de centros urbanos, ou para municípios que não possuem atendimento especializado. Mesmo nas grandes capitais, a avaliação remota pode agilizar o atendimento nos hospitais e diminuir o tempo de espera. Na experiência dinamarquesa, que inicialmente seria voltada ao atendimento de crianças e vítimas de derrame, a proposta foi expandida para o os mais de 600 mil usuários do serviço de saúde local.

A maior barreira encontrada pelo projeto foi a falta de costume de médicos e enfermeiras, o que foi superado ao ser constatada a efetividade do sistema. “Do ponto de vista do paciente, o streaming de vídeo das ambulâncias é muito positivo. Esse é o futuro – o médico pode cuidar do paciente ainda na ambulância”, diz o consultor sênior de Nordjylland, Søren Aagaard Christiansen.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply