This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Data Science ajuda bancos de sangue a encontrarem doadores com tipos sanguíneos que estão em falta

By 15 de setembro de 2020 TI e Inovação

Projeto ‘SalvoVidas.com’, desenvolvida pela startup SaveLivez e apoiada pela Roche, convida e engaja doadores como uma solução para o desperdício, a falta de sangue e uma melhor gestão e experiência do doador

Uma iniciativa da Roche em conjunto com a SaveLivez, startup incubada na Eretz.bio, ecossistema de inovação e empreendedorismo do Einstein, tem usado a ciência de dados e a tecnologia como aliados na missão de conectar potenciais doadores aos hemocentros em diversas cidades do país. Com a chegada da COVID-19, as doações de sangue, que já são mais baixas no período do inverno, reduziram-se em 50% em diversas regiões do Brasil.

Para garantir que não falte sangue para os pacientes, a plataforma on-line Salvo Vidas.com utiliza cruzamento de dados e recursos de inteligência artificial para unir quem deseja doar, com o local que precisa de doadores. Para isso, os doadores voluntariamente cadastrados no site passam por uma triagem de elegibilidade e são direcionados a locais próximos de sua residência, que estejam precisando do tipo sanguíneo específico do doador. A plataforma rastreia e monitora as condições de estoque dos bancos de sangue e mapeia os grupos específicos que precisam de reposição para atender possíveis receptores.

Além de possibilitar ao doador verificar se ele está apto a doar sangue, poupando seu deslocamento, outra vantagem desse modelo inteligente é evitar o desperdício de insumos e organizar a coleta nos bancos de sangue, tornando o processo mais assertivo e em conformidade com a demanda. A intenção é de diminuir a falta e o desperdício nos bancos de sangue, evitando que alguns enfrentem escassez de bolsas de sangue, enquanto outros estejam com seus estoques excedentes para os mais diversos grupos sanguíneos. Considerados doadores universais, os portadores do tipo O negativo são os mais demandados pelos hemocentros por serem muito utilizados em caso de emergências médicas. Atualmente, são 72 bancos de sangue atendidos pela plataforma SalvoVidas.com, sendo que 88% deles são hemocentros públicos, espalhados por 69 cidades em 13 estados brasileiros.
Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.