This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Como será a parceria entre Hospital 9 de Julho e Microsoft?

By 8 de novembro de 2016 TI e Inovação

O Hospital 9 de Julho e o Laboratório de Tecnologias Avançadas da Microsoft Brasil (ATL) acabam de firmar uma parceria para o desenvolvimento de uma tecnologia inédita no mundo, que será capaz de monitorar possíveis situações de risco e aumentar a segurança dos pacientes.

“O objetivo do esforço é ‘ensinar’ ao computador a reconhecer, de forma autônoma, situações de risco para o paciente”, segundo  Luiz Pires, diretor do Laboratório de Tecnologias Avançadas (ATL, na sigla em inglês) da Microsoft no Rio de Janeiro.

Para a empresa, a solução vai trazer mais segurança ao paciente que poderá ser monitorado 24 horas por dia, garantindo a segurança da informação, já que não há gravação ou identificação do paciente. O sistema apenas monitora os movimentos do paciente e alerta a equipe médica sobre eventos que requerem sua atenção imediata.

Segundo Alfonso Migliore Neto, diretor–geral do Hospital 9 de Julho, a previsão é que a primeira aplicação da tecnologia seja para auxiliar na prevenção de quedas em pacientes internados. “Por mais que um hospital tenha ações preventivas, como sinalizações especiais e acompanhamento específico da equipe de enfermagem, essa ainda é uma das preocupações”, disse ele.

A cooperação pretende desenvolver novas tecnologias de compreensão de vídeo, colocando o Brasil como país central no desenvolvimento deste tipo de tecnologia de ponta. “O apoio e conhecimento do H9J é fundamental para o treinamento dos algoritmos de aprendizado de máquina para que o sistema possa aprender a reconhecer estas situações de risco”, finaliza Pires.

Nathalia Nunes

About Nathalia Nunes

Fonoaudióloga formada pela FMUSP, com MBA em Economia e Gestão em Saúde na UNIFESP e apaixonada por comunicação, negócios e tecnologia em saúde. Na Live, trabalho com Marketing, Pesquisa e Conteúdo, tanto na produção de materiais editoriais e de pesquisa, quanto na difusão de temas e ações relacionados a negócios em saúde.

Leave a Reply