faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Como reduzir custos em Saúde usando uma nova ciência [Livro]

Article-Como reduzir custos em Saúde usando uma nova ciência [Livro]

dinheiro-cifrao_92389585
Clemente Nobrega, especialista em inovação, lança seu nono livro que trata de como reduzir custos em Saúde e melhorar resultados usando uma nova ciência

“Não sou médico, sou um físico especializado em energia nuclear. Trabalhei 14 anos nesta área que abandonei para tornar-me executivo de empresa. Outros 14 anos depois virei pesquisador de assuntos do mundo empresarial.

Meu tema é inovação como veículo para aumentos de produtividade. Foi isso que me trouxe à área da saúde, setor em que a tecnologia e o conhecimento avançam, mas a prestação do serviço não.

Leia Mais:

6 passos para a redução dos custos médico-hospitalares

Não se consegue produzir mais com menos em saúde. O que se consegue (precariamente) é produzir mais com mais, o que é insustentável. Os custos sobem sem aumento na “produção” - como diria um engenheiro - sobem apenas para (tentarmos) nos manter no mesmo lugar. A maior e mais importante indústria de serviços do mundo é impermeável à inovação. O conhecimento que temos acumulado não é o do tipo certo para fazer o sistema avançar. O que precisamos aprender que ainda não aprendemos?

● Este livro se inspira na seguinte declaração de Albert Einstein: “se me dessem uma hora para salvar o planeta, eu gastaria 59 minutos enquadrando o problema e 1 minuto resolvendo”.

● E uso três conselhos seus como diretrizes:

- “Não tente fazer mais daquilo que vem dando errado na esperança de que passe a dar certo”.

- “Tudo deve ser feito o mais simples possível, mas não mais simples que isso”;

- “Não tente resolver problemas usando a mesma lógica que levou ao surgimento deles”;

Em saúde estamos tentando resolver o problema errado da forma errada. Como equacionar e resolver o emaranhado de causas e efeitos que fazem com que o sistema tenha se tornado um dos maiores pesadelos gerenciais que existem?

Numa época em que o avanço de tecnologias e conhecimentos em outras áreas tem resolvido ou promete resolver problemas que já pareceram intratáveis por que a assistência à saúde não avança? Como projetar e construir um sistema de saúde que funcione?

O objetivo não é propor uma “teoria de tudo”, é ajudar a reinventar o sistema. Se parece um tanto pretensioso, conceda-me, por enquanto, o benefício da dúvida. Vou mostrar como uma abordagem mais científica pode contribuir para “resolver” o problema do sistema de saúde no Brasil”.

Apoie este projeto (que está sendo lançado por crowdfunding).