This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Clonify utiliza nuvem pública da IBM para ajudar pacientes com doenças crônicas a obter acesso mais rápido a medicamentos

By 5 de fevereiro de 2020 TI e Inovação

Nova plataforma hospedada na nuvem pública da IBM permite que pacientes com câncer de pulmão e asma iniciem solicitação de medicamentos de alto custo em tempo real

A startup argentina Clonify utilizou a nuvem pública da IBM para desenvolver uma plataforma que melhora o acesso dos pacientes às informações necessárias para iniciar e acompanhar o status dos procedimentos de aplicação de medicamentos de alto custo. Por meio de uma solução gratuita da web hospedada na cloud pública da IBM, a solução conecta pacientes, médicos, provedores e instituições de saúde para garantir um processo transparente e eficiente.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer da Argentina, o câncer representa 19% de todas as causas de morte no país, percentual que aumenta com a idade, atingindo o ponto mais alto na faixa etária de 65 a 74 anos.

O processo para acessar medicamentos de alto custo na Argentina geralmente leva muito tempo devido à quantidade de documentação necessária, impactando a saúde emocional, física e psicológica dos pacientes e sua rede de apoio. A Clonify combinou seu conhecimento em saúde com a segurança e a alta disponibilidade da nuvem pública da IBM para criar uma plataforma que pode reduzir o tempo de acesso ao tratamento em mais de 35% e os pacientes podem ter sua documentação pronta em 24 horas. A Novartis, um laboratório multinacional que apoia a inovação tecnológica e digital para transformar a vida das pessoas, foi o primeiro patrocinador da indústria que viu o potencial da Clonify como uma ferramenta capaz de ajudar os pacientes.

Nesta primeira etapa, a Clonify possui um totem no hospital público Dr. Antonio Cetrángolo em Vicente López, província de Buenos Aires. A plataforma é treinada para fornecer informações sobre como solicitar medicamentos para patologias como câncer de pulmão, asma, psoríase, urticária e espondilite anquilosante. Na próxima fase, ele estará disponível por meio de um aplicativo móvel, oferecendo cobertura para mais doenças e profissionais de saúde.

“O Clonify visa reduzir o tempo necessário para acessar o tratamento e melhorar a qualidade do atendimento ao paciente na Argentina”, diz Gerardo Barbosa, CTO da Clonify. “Para nós, era fundamental ter uma nuvem pública que garantisse a segurança necessária para manter nossos bancos de dados criptografados e proteger as informações dos pacientes, por isso confiamos na IBM como um parceiro de tecnologia”, acrescenta.

Atualmente, o Clonify oferece três níveis de usuário com benefícios específicos para cada um deles. Os pacientes têm todas as informações atualizadas gratuitamente, com um guia passo a passo para acessar seu tratamento. Os médicos acessam guias práticos sobre formulários e recuperam tempo para se concentrar em tarefas mais críticas. Já os profissionais de saúde têm uma ferramenta tecnológica para facilitar sua tarefa de detectar padrões e informar o paciente.

“Diferentes atores do ecossistema de inovação argentino estão utilizando a nuvem pública da IBM para manter os dados seguros enquanto resolvem os desafios mais importantes da sociedade. O Clonify – junto com pacientes e profissionais de saúde do hospital Cetrángolo e IBM – conseguiu desenvolver uma plataforma centrada no usuário, que permite que eles tenham altos níveis de segurança e controle, que sejam simultaneamente eficientes, com grande impacto e potencial para continuar adicionando serviços no futuro”, disse Carina Spero, gerente de ecossistemas da IBM Argentina.

“A Novartis conhece as necessidades mais relevantes dos pacientes em sua jornada no sistema de saúde. Identificamos a oportunidade de colaborar com uma startup para desenvolver uma solução inovadora que melhore a experiência das pessoas no acesso a medicamentos”, afirma Carolina Lopez Camelo, chefe de digital da Novartis.

O Clonify faz parte do Startup With IBM, um programa projetado para ajudar a escalar as startups, fornecendo acesso de até US$ 120.000 por ano em créditos de bônus IBM Cloud, bem como orientação técnica e comercial de especialistas da IBM. Os empresários podem usar vários serviços na nuvem pública da IBM, como inteligência artificial, blockchain, segurança e internet das coisas, para aprimorar seus produtos e/ou serviços.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.