This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Cisco implanta soluções para o gerenciamento remoto de pacientes crônicos

By 21 de julho de 2017 TI e Inovação

A Cisco, líder mundial em Tecnologia, por meio de suas ferramentas de call center e colaboração, teve papel essencial para o desenvolvimento do SmartCare, uma solução que tem como foco o gerenciamento dos cuidados de pacientes crônicos. A plataforma visa contribuir com as operadoras de saúde de todo o país na administração de planos de cuidado e engajamento de pacientes em programas de promoção à saúde, além de oferecer atendimento personalizado e eficiente.

A solução foi desenvolvida por iniciativa do Dr. Paulo do Bem, médico e especialista em gestão e inovação da atenção à saúde.  Segundo ele, o sistema de saúde suplementar brasileiro sofre pelo modelo centrado no consumo de procedimentos, que gera tratamentos desnecessários, prejudicando o atendimento do paciente e gerando custos extras para as operadoras. Tendo isso em vista, Dr. Paulo buscou parcerias para desenvolver uma solução que integrasse humanização de atendimento, telemedicina, Internet das Coisas e sistemas analíticos, o que deu origem à plataforma SmartCare.

Para desenvolver a solução, Dr. Paulo recorreu à Nexa, parceira da Cisco com mais de 20 anos de experiência nas áreas de Tecnologia da Informação e Centrais de Atendimento. Em novembro de 2016, a SmartCare foi lançado e, desde então, já são monitoradas remotamente cerca de 20.000 vidas, com meta de chegar à marca de 100.000 até fim deste ano.

O SmartCare utiliza a tecnologia de call center Cisco Unified Contact Center que, por meio do aplicativo Healthmap e do time operacional composto por profissionais da área da saúde, oferece uma solução completa. Com ela é possível interagir com o paciente, criar o perfil de saúde de cada um e, ainda, gerenciar todo seu histórico de saúde, que passa a ser arquivado. Tudo isso melhora a dinâmica de acompanhamento e cuidados das vidas gerenciadas. A equipe de teleatendimento clínico também consegue verificar regularmente o cumprimento de prescrições médicas, fazer o encaminhamento para consultas e exames e até estimular a participação em programas de prevenção e adoção de hábitos saudáveis. O sistema ainda recebe informações do paciente por meio de um aplicativo para smartphones e a coleta dados de dispositivos de saúde integrados, como wearebles, glicosímetros e balanças.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply