This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Chegada de tecnologia 3D à oftalmologia é destaque em congresso

By 15 de maio de 2018 TI e Inovação

Entre 16 e 19 de maio, em São Paulo, acontece o XVIII Congresso Internacional de Catarata e Cirurgia Refrativa. Dentre as novidades que serão apresentadas a oftalmologistas do mundo todo, a principal delas é a chegada da tecnologia 3D, que contribuirá para um melhor desempenho do profissional em suas cirurgias, na rápida recuperação dos pacientes e, ainda, nos ganhos em termos de ensino, uma vez que as cirurgias em 3D podem ser vistas e acompanhadas por todos, com excelentes resultados em termos de imagem.

Com a nova tecnologia, as cirurgias poderão ser acompanhadas por um grupo de profissionais por uma tela de alta definição. Como nas salas de cinema, os oftalmologistas terão uma visão do olho operado por meio do uso dos óculos 3D.“Anteriormente, o cirurgião ficava restrito a uma só posição e olhando tudo por meio de um microscópio. Agora, com uma postura melhor, ele será capaz de visualizar o olho que está sendo operado em um tamanho muito maior do que era possível até então”, afirma Dr. Durval Carvalho Júnior, oftalmologista e cirurgião de catarata e glaucoma do Centro Brasileiro da Visão (CBV), em Brasília. O especialista ainda destaca o impacto na área em termos de ensino: “um residente que assiste a uma cirurgia realizada em 3D consegue perceber a mesma imagem que o cirurgião, com suas reais dificuldades e manobras para resolução dessas dificuldades, explica.

Dentre diversas iniciativas, como simpósios que destacarão o que há de mais novo e moderno nas cirurgias refrativas, a Alcon – líder global em cuidados oftalmológicos – estará com um estande de mais de 250m2, com um mini-wetlab – uma espécie de minilaboratório – montado dentro do espaço, com educação continuada para os médicos, e um totem interativoem que os presentes, utilizando os óculos de realidade virtual, poderão enxergar como se estivessem caminhando dentro de um olho, enquanto recebem informações importantes a respeito do que está sendo acompanhado.

Outros destaques serão a transmissão ao vivo de uma cirurgia de catarata, direto de uma clínica especializada para um dos auditórios do congresso, com o que há de mais moderno em termos de tecnologia – como o sistema ORA (Optiwave Refractive Analysis), que é um dispositivo que calcula, em tempo real, o tamanho e as características de cada olho durante os procedimentos, minimizando erros corretivos; e a facoemulsificação – método de cirurgia mais eficaz e com menos riscos aos pacientes.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply