This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

BRy Tecnologia lança serviços de assinatura digital para médicos

By 13 de agosto de 2020 TI e Inovação

Tecnologia atende todos os padrões exigidos pelos órgãos reguladores para Telemedicina, além de ser fácil de usar e poder ser acessada em diferentes dispositivos

A pandemia do novo coronavírus exigiu a adaptação da medicina à necessidade do distanciamento social. Desde março, o Ministério da Saúde e o Conselho Federal de Medicina (CFM) permitiram práticas de Telemedicina como a teleconsulta e a digitalização de receitas e prontuários médicos. Para atender a esta necessidade, a BRy Tecnologia, empresa com 19 anos de experiência em soluções criptográficas, aprimorou os serviços e lança agora novas soluções: Assinatura Médica e API de Assinatura Médica.

A assinatura médica é uma tecnologia usada para dar validade jurídica a prescrições, atestados, solicitação de exames e relatórios médicos digitais. A solução da BRy tem assinatura digital dentro dos  padrões exigidos pelos órgãos regulamentadores: Conselho Federal de Medicina (CFM), Conselho Federal de Farmácia (CFF) e Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). Além disso, atende todos os demais formatos e normas de assinatura digital aprovados pela ICP-Brasil. Ao se cadastrar na plataforma de serviços BRy Cloud, o usuário ganha 10 créditos gratuitos para testar a assinatura digital.

“Desenvolvemos um sistema com uma usabilidade mais flexível, voltada especialmente para profissionais da Medicina. Nosso serviço permite usar o PDF com a identidade visual do médico ou consultório. Outro ponto importante é a segurança. O uso de certificação digital garante a integridade do documento, impedindo fraudes. Além disso, o sistema mantido pelo CFM, CFF e Instituto Nacional de Tecnologia (ITI) não permite reutilização, através do controle da dispensação da receita”, explicada Cristian Moecke, diretor de tecnologia, da BRy Tecnologia.

Segundo ele, outra vantagem de usar a assinatura digital é a redução de custos, pois dispensa o uso de papel, impressão, deslocamento, e o mais importante a facilidade que a tecnologia traz para o paciente. Já a API de Assinatura Médica inclui todos os benefícios da assinatura médica digital com a facilidade da integração no software da clínica ou hospital. Estabelecimentos que têm uma demanda maior de documentos digitais podem usar essa tecnologia A integração via API ajuda a incorporar soluções pensadas por especialistas aos softwares que os colaboradores já estão habituados a utilizar. “O benefício, além da segurança, é que a integração permite a atualização de um sistema sem a necessidade de manter uma equipe de desenvolvedores exclusivamente para isso. A adaptação é feita rapidamente e pode ser usada com facilidade pela equipe médica”, completa Cristian.

Todos os documentos necessários para a integração estão disponíveis no BRy Cloud, além de exemplos de implementação, demonstrações de código também estão no gerenciador de repositório de software GitLab. “Dessa forma, facilitamos a instalação e o uso da API de assinatura digital médica. Além disso, a API pode ser integrada com qualquer linguagem de programação”, finaliza.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.