This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

+100 PALESTRANTES Saiba quem estará nos palcos do HIS19. 🎙 Clique aqui

As tecnologias que vão revolucionar os negócios, segundo Gartner

By 13 de agosto de 2014 TI e Inovação

Todos os anos o Gartner divulga sua lista com as tecnologias emergentes que estarão entre as grandes apostas das companhias em busca de alcançar diferenciais competitivos no negócio. Para 2014, a empresa de pesquisa e consultoria identificou “Negócios Digitais” como tema central de seu levantamento “Emerging Technologies Hype Cycle”.

À medida em que as organizações traçam suas jornadas para tornarem seus negócios digitais, identificar e implantar as tecnologias certas no tempo certo será decisivo. Dessa maneira, o Gartner analisou a maturidade de 2 mil tecnologias, agrupadas em 119 áreas, que nortearão as estratégias digitais nos próximos anos. Dentre elas: ambiente de trabalho digital, casas conectadas, segurança mobile corporativa, impressão 3D e máquinas inteligentes. 

LEIA MAIS
Impressão 3D: mais barata e acessível, inclusive para médicos

Abaixo, o Saúde Business 365 traz os três principais estágios de evolução dessas tecnologias emergentes, segundo o Gartner:

– Digital Marketing: é impactado diretamente pela emergência das tendências chamadas de “Nexus of Forces” pelo Gartner, ou seja, mobile, social, cloud e informação. De modo geral, essas tecnologias emergentes influenciarão diretamente no surgimento de novos e mais sofisticados mecanismos de alcançar um novo perfil consumidor – cada vez mais disposto a interagir com ações de marketing para se beneficiar de uma melhor interação social, ou de produtos e serviços agregados. O foco aqui está na influência social desses compradores, que deve ser aproveitada pelas empresas para impulsionar seus negócios.

Principais tecnologias: “tudo” definido por software; displays de volumetria e holografia; neurobusiness; ciência dos dados; análise prescritiva; processamento de eventos complexos; big data; in-memory DBMS; análise de conteúdo; nuvem híbrida; gamification; realidade aumentada; computação em nuvem; NFC; realidade virtual; controle de gestos; análise in-memory; streaming de atividades; reconhecimento de fala.

– Digital Business: determina o estágio mais avançado das tendências mobile, social, cloud e informação, e seu desdobramento incide sobre foco maior na convergência de pessoas, negócios e coisas. Aqui, o conceito de internet das coisas ganha destaque, à medida que ativos físicos se tornam digitais e passam a desempenhar papéis importantes na cadeia de valor ao lado de ativos digitais tradicionais, como sistemas e apps. Assim, tendências como impressão 3D levam a digitalização de itens físicos a um patamar mais avançado, promovendo oportunidades para mudanças disruptivas na cadeia de suprimentos e manufatura.

Principais tecnologias emergentes: sensores bioacústicos; segurança digital; ambiente de trabalho inteligente; casas conectadas; sistemas de bioimpressão 3D; interfaces de usuário vestíveis; impressão 3D para consumidores; serviços de comunicação máquina a máquina; monitoramento de saúde móvel; impressão 3D corporativa; scanners 3D; telemática com foco em consumidores.

– Autônomo: representa o estágio final de evolução das tendências mobile, social, cloud e informação, que traduz-se na capacidade das organizações de aplicar tecnologias com capacidades de substituir a interação humana. Alguns exemplos próximos são o uso de veículos autodirigíveis no transporte de pessoas e cargas ou a implantação de sistemas cognitivos para responder dúvidas dos clientes.

Principais tecnologias emergentes: assistentes pessoais virtuais; melhoramento humano; interface cérebro-computador; computação quântica; robôs inteligentes; biochips; conselheiros inteligentes; veículos autônomos; sistemas de resposta automática. 

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply