faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Apple e Google se juntam por tecnologia contra a COVID-19

Article-Apple e Google se juntam por tecnologia contra a COVID-19

Coworkers team brainstorming
Coworkers team brainstorming

No mundo todo, governos e autoridades de saúde estão trabalhando juntos para encontrar soluções para a pandemia da COVID-19, proteger as pessoas e permitir que todos retomem suas vidas normalmente. Desenvolvedores de software estão contribuindo com a elaboração de ferramentas técnicas para ajudar a combater o vírus e a salvar vidas. Nesse espírito de colaboração, Google e Apple estão anunciando um esforço conjunto para permitir o uso de tecnologia Bluetooth para ajudar governos e agências de saúde a reduzir a propagação do vírus, tendo privacidade e segurança do usuário como elementos centrais.

Como a COVID-19 pode ser transmitida tendo contato próximo com indivíduos afetados, as organizações de saúde pública entenderam o rastreamento de contatos como uma ferramenta valiosa para ajudar a conter a disseminação da doença. Diversas autoridades de saúde pública, universidades e ONGs de todo o mundo vêm fazendo um trabalho importante no desenvolvimento de uma tecnologia de consentimento (opt-in) para rastreamento de contato.

Para promover essa causa, Google e Apple farão o lançamento de uma solução com APIs (sigla em inglês para Interface de Programação de Aplicações) e tecnologia no nível de sistema operacional para auxiliar na ativação do rastreamento de contatos. Dada a urgência do momento, o plano é implementar esta solução em duas etapas, enquanto mantemos a privacidade do usuário sob forte proteção.

Inicialmente, em maio, as duas empresas lançarão APIs que permitem a interoperabilidade entre dispositivos Android e iOS usando aplicativos de autoridades de saúde pública. Esses apps oficiais estarão disponíveis para os usuários baixarem em suas respectivas lojas virtuais.

Nos próximos meses, Apple e Google trabalharão para habilitar uma plataforma mais ampla de rastreamento de contatos baseada em Bluetooth, incorporando essa funcionalidade nas plataformas subjacentes. Essa é uma solução mais robusta que uma API e permitiria a participação de mais indivíduos, se eles optarem por participar, e a interação com um ecossistema mais amplo de aplicativos e autoridades governamentais de saúde.

Privacidade, transparência e consentimento são de extrema importância nesse esforço, e esperamos construir essa funcionalidade em consulta constante com a sociedade. Além disso, publicaremos informações sobre nosso trabalho de modo aberto para que outras pessoas possam analisar.

Todos nós na Apple e no Google acreditamos que nunca existiu um momento mais importante do que este para trabalharmos juntos com o objetivo de resolver um dos problemas mais urgentes do mundo. Por meio de uma estreita cooperação e de colaboração com os desenvolvedores, governos e prestadores de saúde pública, esperamos usar o poder da tecnologia para ajudar países ao redor do mundo a reduzir a propagação da COVID-19 e acelerar o retorno à vida cotidiana.

Como parte dessa parceria, Google e Apple estão lançando um esboço da documentação técnica, incluindo as especificações de Bluetooth e criptografia, e a documentação de framework.