This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Aplicativo inédito chega ao Brasil e vai monitorar 39 mil pessoas com sintomas de Covid-19

By 22 de julho de 2020 TI e Inovação

No total serão beneficiadas 500 mil pessoas e cerca de 100 hospitais até o final de 2020

Chega ao Brasil o aplicativo que utiliza tecnologias de processamento de sinal e Inteligência Artificial, combinada com um processador matemático que analisa a imagem através do reconhecimento facial. Os sinais vitais são captados a partir da bochecha e da testa do paciente. Desenvolvido em Israel, ele já é utilizado por cerca de 20 milhões de pacientes em todo o mundo.

A solução da Binah foi selecionada pelo Desafio Vale Covid-19, uma parceria da Vale com o Hospital Israelita Albert Einstein e a Rede Mater Dei de Saúde. Lançado em março, o edital destina US$ 1 milhão para 12 soluções no Brasil e no Canadá. Todas as parceiras contempladas doarão uma parte do material produzido ou do serviço oferecido para instituições de saúde de estados como Minas Gerais, Rio de Janeiro, Ceará e São Paulo, entre outros. No total serão beneficiadas 500 mil pessoas e cerca de 100 hospitais.

Segundo Cláudio Lottenberg, presidente do Instituto Coalizão Saúde e sócio investidor da Binah no Brasil , existe um ganho de gestão significativo: “além de auxiliar no tema pontual que é a cura da doença, o uso deste tipo de tecnologia permite um aprimoramento de todo um sistema de saúde, evitando consultas ou idas a unidades de atendimento sem necessidade. Assim, é possível direcionar os serviços para os casos mais urgentes”, afirma.

Sobre a Binah e a Health International

Criado em Israel, o aplicativo Binah, trazido ao Brasil pela Health International, é uma solução  e inovadora, que analisa os sinais vitais de uma pessoa por meio do reconhecimento facial, analisando a imagem da selfie de celular, tablet ou computador. O app Binah  dispensa a integração com gadgets, wearables, equipamentos de medição domésticos ou outros acessórios.

Dotado de Inteligência Artificial (IA), modelos matemáticos proprietários, e atuando com uma combinação de dados de processamento, extrai dessa imagem um grande conjunto de sinais, como batimentos cardíacos e variação da frequência cardíaca, saturação de oxigênio, respiração e medidas de estresse mental. Com as informações, cria marcações do estado do usuário e, com a recorrência da utilização, é capaz de prever as tendências de bem-estar dessa pessoa.

O aplicativo é utilizado em diversas áreas da Saúde como medicina preventiva, acompanhamento e atendimento remoto de pacientes, cuidados de bem-estar pessoal e corporativo, entre outros. Ele tem sido um importante suporte para telemedicina ao apresentar insights avançados, que permitem uma ação ativa e preditiva.  Também fornece dados com acurácia médica, promovendo segurança e tranquilidade à relação médico-paciente de maneira totalmente digitalizada e não invasiva.

Desenvolvido por uma equipe de matemáticos, físicos e cientistas de biotecnologia, o app Binah foi o vencedor do prêmio CES 2020 Innovation Award, um dos maiores em inovação do mundo. E está entre as melhores soluções no relatório AI Core Technologies 2019, da Gartner.

A Health International é uma empresa brasileira, formada por um grupo de empresários que apostam nas novas tecnologias como forma de tornar o sistema de Saúde mais sustentável e democrático. Até o final do ano, a companhia deve atualizar o aplicativo com recursos de medição de pressão arterial, temperatura, taxas de hemoglobina e nível de álcool no sangue.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.