This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Aplicativo é capaz de prever a contaminação por COVID-19 antes do início dos sintomas

By 10 de setembro de 2020 TI e Inovação
O Dycovid notifica empresas e funcionários sobre a possibilidade de contágio analisando os contatos feitos pelos infectados

No dia 26 de fevereiro de 2020 foi confirmado o primeiro caso de contaminação por COVID-19 no Brasil. A pandemia do novo coronavírus, que já tomava conta do mundo, causou prejuízos econômicos e mais de 100 mil vidas perdidas no País.Pensando nisso, a MAMBA Labs, startup que nasceu em meio à crise com foco em oferecer soluções tecnológicas para ajudar a sociedade, desenvolveu com patrocínio do Ministério Público de Pernambuco, Secretaria de Saúde de Pernambuco e Porto Digital, o app Dycovid. O aplicativo funciona notificando empresas e funcionários sobre a possibilidade de contágio de acordo com quem tiveram contato.

Com a ajuda da funcionalidade Contact Tracing, que utiliza o Bluetooht, GPS, Wi-fi e o som, o aplicativo é capaz identificar contatos entre os usuários. O Dycovid analisa o histórico de até 14 dias antes do resultado do teste do infectado pela COVID-19 dar positivo, assim, as pessoas que tiveram nas imediações do contaminado recebem uma notificação de risco, que é classificada de acordo com a proximidade e tempo de exposição. Ao todo, o app conta com três graus de rotulação, sendo o mais alto para pessoas que estiveram um maior período mais próximas ao contaminado.

Algumas empresas de Pernambuco já perceberam a utilidade e importância desse acessório para a retomada segura das atividades. A parceria entre a Mamba Labs e essas organizações possibilitou que os funcionários tenham acesso ao aplicativo, e a companhia e o colaborador sejam notificados caso alguém seja exposto ao vírus de alguma forma.

Para isso, a startup disponibilizou pacotes com planos especiais para essas empresas. A cada acesso adquirido para funcionários, a Mamba concede 3 logins para a população externa, ampliando assim o alcance do aplicativo e tornando a verificação mais democrática. “É uma forma mais inteligente de usarmos os recursos que temos”, comenta Matheus Rodrigues, CEO da MAMBA Labs. “Conseguimos auxiliar o governo e empresas privadas a realizarem isolamento seletivo de pessoas que certamente tem risco de contaminação, para pensarem em testes direcionados”, pontua.

A tecnologia
Considerando que a contaminação do novo coronavírus pode acontecer por pequenas gotículas liberadas pelos infectados e deixados no ar por um período longo, a MAMBA Labs desenvolveu um contact tracing com capacidade de utilizar o Bluetooth, GPS, Wi-fi e som para ajudar nesse problema. Assim, a população consegue acessar mapas de risco e, periodicamente, receber notificações caso tenham sido expostos e tenham chances de contaminação.
“Imagina que chega na parada um ônibus cheio de pessoas infectadas com COVID-19, elas descem do veículo, e você deseja entrar para seguir sua viagem, mas as partículas infecciosas continuam lá”, exemplifica Matheus. “Esse cenário e situações de risco similares, são notificadas pelo aplicativo”, finaliza. Além de locais, o contact tracing analisa também a aproximação entre os usuários e consegue avisar caso pessoas que tiverem contato entre si testem positivo ou relatem sintomas da doença.
Privacidade

O Dycovid não coleta nenhuma informação do usuário e nenhum dado pessoal é adicionado. O sistema de privacidade faz com que a identificação do contato seja realizada pelo próprio aparelho, sendo possível a impossível a individualização. O aplicativo está de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e assim que o usuário desinstala a aplicação, todo o registro de dados é perdido.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.