This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Aplicativo BlueCor revoluciona o atendimento a pacientes com paradas cardiorrespiratórias

Desenvolvido pela RedFox, empresa especialista em soluções digitais, a ferramenta recomenda os protocolos médicos e facilita a tomada de decisão do corpo clínico

Atender o chamado de emergência para tratar de um paciente com parada cardiorrespiratória é um momento delicado e que envolve muito conhecimento, precisão e rapidez nas decisões, trabalho em equipe tudo isso envolvido por uma intensa pressão emocional  pelo estresse do cenário. Não há espaço para indecisões e erros,  cada segundo perdido é um divisor de águas entre o sucesso e o insucesso podendo custar a vida ou deixar sequelas no paciente.

Pensando nesse desafio, o cardiologista intervencionista com mais de 35 anos de experiência em emergências cardiovasculares, Dr. Ibsen Trindade, idealizou uma solução para conduzir o atendimento à esses pacientes. Desenvolvido pela RedFox, empresa especialista em soluções digitais, o BlueCor é um aplicativo que através de um fluxograma, baseado nos mais recentes protocolos da literatura mundial para o atendimento da parada cardiorrespiratória,  recomenda as ações e facilita a tomada de decisão nesse delicado momento de atendimento do paciente.

O perfeito atendimento de uma parada cardiorrespiratória envolve estudo atualizado do assunto, treinamento regular e constante da equipe, que associados proporcionarão um processo decisório adequado e seguro, levando a resultados melhores, porém poucos médicos encaixam-se dentro desse perfil, pois a maioria dos médicos não são emergencistas, muitos não fizeram os cursos de atendimento de emergência  e todos os médicos, em maior ou menor grau, estão na iminência de um atendimento de emergência pela própria característica da profissão.

Segundo o Dr. Ibsen Trindade, o objetivo de criar uma solução auxiliar à ação do médico é agilizar e tornar mais seguro o atendimento de um paciente que corre risco de vida, assim como diminuir erros que podem acontecer nesses momentos de grande tensão. Ele ressalta que em nenhum momento o aplicativo substitui a decisão do médico, mas vai auxiliá-lo a partir da análise de dados e da tecnologia de machine learnig.

“A palavra final, a decisão continua sendo do médico, a diferença é que, agora, ele pode contar com uma ferramenta auxiliar no processo decisório. O aplicativo recomenda procedimentos e doses de medicamento em um curto espaço de tempo que seria difícil para um médico que não vivencia essa situação no seu cotidiano. Dessa forma, o médico ganha tranquilidade e tempo para tomar as melhores decisões e coordenar a equipe”, diz.

A sócia-fundadora e CEO da RedFox, Isabela Abreu, destaca que a solução tem potencial para revolucionar o atendimento de pacientes com parada cardiorrespiratória. Isso porque, ao trazer inteligência de dados para o momento do acolhimento, a possibilidade de sucesso durante o tratamento é maior. “O atendimento é o momento crucial para pacientes nessas condições e, se ele é feito de forma acertada, as chances de recuperação aumentam”, diz.

Isabela Abreu explica que, para criar o aplicativo, a equipe de desenvolvimento da RedFox utilizou a metodologia de Design Sprint. Foi preciso entender e destrinchar toda a jornada dos protocolos médicos a fim de organizá-los de forma inteligente e prática no aplicativo. Além disso, foi criada uma área do administrador, que conta com estatística de dados, como demografia, volume de atendimentos e treinamentos.

Para testar a tecnologia, a RedFox desenvolveu uma função de treinamento em bonecos, que possibilitou às equipes aprenderem a utilizar o sistema com segurança em uma situação controlada. “Estamos muito felizes por ter transformado em realidade um projeto tão revolucionário como esse do Dr. Ibsen Trindade. Assim como ele, nós acreditamos que a tecnologia pode ajudar a salvar vidas e é isso que o BlueCor vai fazer”, conclui.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.