This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Amazul comemora 4º aniversário com novos empreendimentos

By 21 de agosto de 2017 TI e Inovação

A  Amazul – Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. comemora este mês quatro anos de criação com a expansão de suas atividades e novos empreendimentos. A empresa foi constituída para desenvolver e aplicar tecnologias e gerenciar projetos e processos necessários aos programas nucleares brasileiro (PNB) e da Marinha (PNM) e ao Programa de Desenvolvimento de Submarinos (ProSub), com destaque para a plataforma com propulsão nuclear. Mas, hoje, alarga seus horizontes, procurando novas oportunidades na área nuclear.

Em apoio à Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, ao CTMSP – Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo e à Cogesn – Coordenadoria-Geral do Programa de Desenvolvimento do Submarino com Propulsão Nuclear, os empregados da Amazul participam ativamente dos projetos do PNM e do ProSub.

Dentro do PNN, a empresa atua em projetos com o duplo objetivo de produzir combustível nuclear e projetar, construir, comissionar, operar e manter reatores do tipo Reator de Água Pressurizada (PWR). A tecnologia poderá ser empregada na geração de energia elétrica, quer para propulsão naval de submarinos, quer para iluminar uma cidade.

No ProSub, em parceria com o CTMSP e com a Cogesn, desenvolveu os projetos conceitual e básico do complexo radiológico (instalações nucleares) do Estaleiro e Base Naval de Itaguaí, no Estado do Rio de Janeiro. A empresa também participa de projetos para desenvolver os sistemas de controle e de combate e o próprio detalhamento do submarino de propulsão nuclear.

Uma das frentes de atuação da AMAZUL é buscar alternativas e parcerias para aumentar o índice de nacionalização dos produtos e serviços necessários à construção de submarinos, inclusive o de propulsão nuclear, incrementando e fortalecendo a base industrial de defesa nacional e reduzindo a dependência externa.

A Amazul é, também, junto com a CNEN – Comissão Nacional de Energia Nuclear, co-empreendedora do projeto do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), voltado à pesquisa e à produção de radioisótopos usados na fabricação de fármacos para o diagnóstico e tratamento de doenças como o câncer. Orçado em cerca de US$ 500 milhões (cerca de R$ 1,6 bilhão, no câmbio atual), o RMB tem um grande alcance social, pois vai aumentar o acesso de pacientes aos benefícios da medicina nuclear e tornar o país autossuficiente em radiofármacos.

O RMB terá outras aplicações além da medicina nuclear. O equipamento disponibilizará tecnologias que poderão ser aplicadas na agricultura, no meio ambiente e na indústria. Essas tecnologias permitem, por exemplo, testar materiais, localizar fissuras em superfícies como asas de avião ou verificar a quantidade de agrotóxicos contida em alimentos.

“Para nós, o RMB tem um incalculável valor social, já que coloca a tecnologia nuclear a serviço da saúde dos brasileiros, salvando vidas e melhorando a qualidade de vida dos pacientes”, afirma Ney Zanella dos Santos, diretor-presidente da Amazul. Segundo Zanella, a demanda reprimida de radioisótopos tanto na rede pública quanto na particular é muito grande e será melhor suprida quando o RMB estiver operando em sua plena capacidade. “Além disso, promoverá uma sinergia de conhecimento com o Programa Nuclear Brasileiro”, destaca Zanella.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply