This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

HOSPITALAR 2019 Já emitiu sua credencial gratuita? Clique aqui

Acessórios eletrônicos combinam dados de saúde e condicionamento físico

By 26 de novembro de 2014 TI e Inovação

As vendas de acessórios eletrônicos fitness deverão chegar a 68,1 milhões de unidades em 2015, abaixo dos 70 milhões de unidades em 2014, segundo estimativa do Gartner


A empresa de pesquisa afirma que essa queda temporária será impulsionada por uma sobreposição na funcionalidade entre as
pulseiras inteligentes por outros monitores fitness e smartwatches. Porém, de acordo com o Gartner, o mercado para pulseiras inteligentes e outros monitores fitness vai ressurgir em 2016, em virtude dos designs e modelos versáteis com displays de custo menor.
LEIA MAIS
Com Watch, Apple confirma entrada no mundo dos wearables
Consumidores admitem smartwatches para coletar dados sobre saúde
Dispositivos vestíveis e analytics são armas contra Parkinson

Em geral os equipamentos fitness são usados para monitorar a saúde, assim como o condicionamento físico e o bem estar. De acordo com a diretora de pesquisas do Gartner, Angela McIntyre, os consumidores poderão integrar os dados da maioria dos dispositivos em uma única conta, em que seus dados poderão ser analisados por meio de computação cognitiva para fornecer insights úteis aos usuários. As iniciativas são financiadas pela Qualcomm, Apple (HealthKit), Google (Google Fit), Samsung (S.A.M.I.), Microsoft, Nike e Intel, entre outras empresas, que farão inovações nos equipamentos fitness e no monitoramento da saúde. Para Angela, essa tendência está criando uma infraestrutura para a combinação dos dados relevantes para a saúde e o condicionamento físico.

Os cinco principais formatos (form factors) de acessórios eletrônicos fitness são pulseiras inteligentes, relógios esportivos, monitores, cintas de monitoramento cardíaco e roupas inteligentes.

Os relógios esportivos e as cintas cardíacas estão bem estabelecidos, segundo Gartner, quando comparados com pulseiras inteligentes, que se tornaram populares pela primeira vez com o Jawbone Up, lançado em 2011. As estimativas apontam ainda que a categoria de vestuário inteligente tem o maior potencial de crescimento nos próximos anos, pois está emergindo da fase de testes. As camisetas inteligentes já estão disponíveis para atletas e treinadores de times profissionais. A previsão é de que as vendas de vestuário inteligente devam crescer de 0,1 milhão de unidades em 2014 para 26 milhões de unidades em 2016 (ver abaixo).

Worldwide Wearable Electronic Fitness Devices Shipments Forecast, 2013-2016 (Millions of Units)

Device
Category

2013

2014

2015

2016

Smart Wristband

30

20

17

19

Sports Watch

14

18

21

24

Other Fitness Monitor

18

20

12

15

Chest Strap

11

12.1

8

7.3

Smart Garment

0.01

0.1

10.1

26

Total Market

73.01

70.2

68.1

91.3

Fonte: Gartner (Outubro de 2014)

O Gartner prevê que, entre 2018 e 2020, 25% das pulseiras inteligentes e outros monitores fitness serão vendidos em canais não pertencentes ao varejo. Durante esse período, as pulseiras inteligentes e outros monitores fitness serão oferecidos cada vez mais em academias de ginástica, provedores de itens para o bem estar, seguradoras, clínicas de emagrecimento ou funcionários, às vezes por preços subsidiados ou gratuitamente.

 
Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply