faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Acesso Digital inicia atuação na telemedicina com reconhecimento facial

Article-Acesso Digital inicia atuação na telemedicina com reconhecimento facial

reconhecimento facial

IDTech oferece tecnologia que faz a validação de identidades de médicos e pacientes em consultas à distância

A Acesso Digital, IDTech que desenvolve soluções de proteção de identidade digital, iniciou a atuação na telemedicina com o uso de reconhecimento facial. A tecnologia faz a validação de médicos e pacientes que se cadastram nos serviços e a comprovação da presença durante a consulta, agregando segurança para o atendimento e evitando possíveis fraudes.

“Um dos principais receios no atendimento à distância é o de um terceiro poder se passar por médico ou paciente. Com o reconhecimento facial, o profissional e a pessoa que será atendida fazem um cadastro prévio e, no momento da consulta, identificamos se é a mesma pessoa da imagem. Já a tecnologia de liveness comprova se ambos estão ao vivo”, explica Marcelo Zanelatto, diretor de tecnologia da Acesso Digital.

A verificação biométrica também é utilizada para que o paciente tenha acesso ao sistema da Portal Telemedicina, empresa brasileira de tecnologia na saúde que conecta médicos especialistas a clínicas e hospitais em mais de 300 cidades no Brasil e África. “Desde o início da nossa empresa apostamos em alta tecnologia para ajudar mais vidas. Contar com a solução da Acesso Digital será mais um meio para ampliarmos os atendimentos médicos a distância com segurança e eficácia", conta Rafael Figueroa, CEO e Cofundador da Portal Telemedicina.

Com a sanção da Lei 13.989, que autoriza a telemedicina durante a crise de COVID-19, o uso da tecnologia na área pode se expandir. “A inovação tem sido muito eficiente para que o atendimento continue sendo feito à distância. É a primeira vez que atuamos na saúde e os resultados positivos com o reconhecimento facial mostram que é possível desenvolver outras soluções revolucionárias para a área”, afirma Marcelo Zanelatto, diretor de tecnologia da Acesso Digital.

Entre as empresas que estão oferecendo consultas com a validação de identidades está a Nossa Saúde, que opera no estado do Paraná com o serviço de consultório virtual. “A Nossa Saúde foi pioneira em telemedicina assistida e a parceria com a Acesso Digital nos permitiu continuar oferecendo o serviço de forma ágil e segura. Com a biometria facial, validamos as identidades de médicos e pacientes evitando possíveis fraudes”, afirma Saulo Goularte, gerente de Experiência do Cliente & Inovação.

TAG: Archive