This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

A importância da tecnologia na implementação da LGPD na Saúde

A sócia e integrante do Comitê LGPD weKnow BI, Josiani Sofiatti, explicou sobre os principais impactos da Lei Geral de Proteção de Dados na saúde e o papel que a tecnologia ocupa neste processo de adequação.

Prevista para entrar em vigor em agosto deste ano, a LGPD afetará os setores públicos e privados da saúde. Para não sofrer as sanções, hospitais e operadoras de planos de saúde deverão se adequar. Neste processo, a Tecnologia da Informação (TI) terá uma forte influência, pois deverá garantir a segurança dos dados e processos, a anonimização, pseudonimização e segurança de dados sensíveis.

A lei está mais dura quanto a troca de dados entre empresas, como operadoras de saúde. Essa transferência entre hospitais, clínicas, laboratórios, só poderá ser feita com os dados criptografados. Além disso, as informações deverão ser restritas e o uso deverá ser autorizado pelo titular dos dados. Os dados sensíveis (etnia, orientação sexual, biometria, dados genéticos) deverão ser anonimizados ou mesmo criptografados.

Os softwares de BI, como o weKnow Saúde, representam um avanço para quem busca se adequar à lei. Segundo Josiani, “o weKnow possibilita a administração da distribuição de conteúdos de forma autônoma e prática por suas Instituições-Clientes, portanto, não detendo e não armazenando em sua fábrica qualquer informação circulada nos BIs em ambiente de seus clientes”.

Outra vantagem da ferramenta é a segmentação das informações conforme a necessidade de uso, bloqueando o acesso ou fazendo uso da anonimização. Assim, o papel desempenhado pelo Operador, Controlador e Encarregado torna-se mais simples e efetivo. O acesso será restrito somente às pessoas envolvidas no procedimento ou atendimento.

Com o software de BI é possível realizar o cruzamento de dados, fundamental a sustentabilidade de estudos e adaptação de melhores estratégias. Neste caso, a LGPD exige que esse cruzamento seja feito de forma transparente e rastreável, sem o vazamento a pessoas indevidas. A ferramenta weKnow Saúde já garante essa segurança, de acordo com o que exige a nova lei.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.