This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

5 dicas para construir um site de saúde com foco no paciente

By 25 de setembro de 2016 TI e Inovação
site de saúde

A nova geração de pacientes está mais empoderada e instruída do que nunca, mas também menos conhecedora de fatos específicos da saúde. Claramente, a grande quantidade de sites de saúde disponíveis no mercado é responsável pela parte boa e a ruim dessas pessoas.

Por isso, profissionais de saúde devem investir em sites de saúde inovadores, fáceis de usar e com informações que sejam pertinentes para o paciente. Veja cinco formas de construir um site de saúde que informe e incentive o paciente.

1. Deixe os jargões de lado

Os jargões da indústria da saúde são geralmente confusos para o paciente comum, principalmente para os que conhecem pouco sobre o segmento. Na verdade, um estudo entre americanos de 19 e 30 anos mostrou que metade dos participantes não poderiam definir a palavra ‘’dedutível’’, contida no contrato do plano de saúde.

Os pacientes modernos realmente querem entender o que estão usando. Eles preferem hospitais que falem com eles como humanos e deem a eles missões que eles acreditam ser importantes.

Para ajudar, crie um glossário no site de saúde que explique termos complexos. Ofereça benefícios auxiliares, como descontos, para mostrar que a companhia valoriza a saúde do indivíduo.

2. Largue o sistema legado

‘’O sistema legado está acabando com as organizações de saúde’’, segundo Bruce Johnson, CEO de uma cadeia de fornecedores de saúde, GHX. Ele diz que o sistema custa à indústria 5 bilhões anualmente.

Manter sistemas antigos ou usar soluções digitais a curto prazo cria um débito técnico, que as empresas pagam todos os dias. Ao invés disso, seja mente aberta e entenda os requerimentos tecnológicos e os objetivos do paciente.

3. Desenvolva primeiro para dispositivos móveis

Mais de 90% dos pacientes deixaram de usar algum site de saúde por ele não ser otimizado para celular. O uso móvel da internet está aumentando, principalmente entre pessoas com mais de 55 anos. Esse grupo também é o maior usuário de serviços de saúde.

É claro que essa mudança para o celular é valiosa para a experiência do paciente, principalmente agora que o uso de internet móvel está se tornando menos transicional e mais um hábito. É importante que os pacientes possam usar o site de saúde no celular para checar a rede credenciada da clínica, acessar dados e marcar consultas.

4. Não use serviços para o consumidor automatizados

As empresas devem estender as estratégias de serviços para o consumidor para seus espaços digitais. Um bom site de saúde deve servir o paciente 24 horas por dia, com representantes online, que melhoram a eficiência e dão um senso de conexão com a companhia.

Pesquisas mostram que 75% dos pacientes preferem falar com uma pessoa, enquanto 57% deles dizem que ficam perdidos em sistemas automatizados. Chats ao vivo têm o maior nível de satisfação do que qualquer canal de serviço para o cliente.

Enquanto isso, páginas de Perguntas Frequentes dão uma oportunidade valiosa de atrair pacientes e diminuir o número de chamadas.

5. Se preocupe com a experiência do usuário

Uma página que demora 10 segundos para carregar pode fazer com que 50% dos pacientes deixem um site de saúde. Formas de aumentar a eficiência incluem melhorar a resposta do servidor, otimizar imagens, priorizar conteúdos visíveis, alavancar o cache do navegador e usar scripts assíncronos.

Implementar uma conta de usuário para diversos portais também é interessante. Se o paciente tiver como interagir com diferentes sites fazendo o login somente uma vez, ele passará mais tempo em seu site de saúde.

A expectativa do paciente muda constantemente. Por isso, não deixe de comparecer ao Fórum de CIO do HIS – Hospital Innovation Show para descobrir como a tecnologia pode fidelizar seus pacientes.

Serviço:

Hospital Innovation Show

Datas: 27 e 28 de setembro

Local: São Paulo Expo

Rodovia dos Imigrantes, s/n – Vila Água Funda

Este artigo foi adaptado do site Health Care Business Tech

 

Camila Alves

About Camila Alves

Leave a Reply