Com cerca de 70 mil atendimentos médicos por mês, e 850 mil por ano, o maior grupo hospitalar da região Centro-Oeste – o Grupo Santa – inaugura a primeira usina solar para abastecimento de energia das suas unidades hospitalares.
A partir de agosto de 2022, o grupo adotou a energia solar como fonte de abastecimento em suas unidades hospitalares e clínicas do Distrito Federal. Localizada em Brazlândia (DF), a usina foi construída em parceria com a empresa Soliker. O projeto foi concebido utilizando o que há de mais moderno em tecnologia fotovoltaica no mundo, o que tornou esta unidade referência industrial para toda a região.
Foram instalados 8.352 mil módulos fotovoltaicos de 450 Wp para a captação de energia solar, na usina, o que corresponde a uma potência instalada de 3.717 kWp, capaz de gerar, aproximadamente, 7.678 MWh/ano. Com esse sistema de geração de energia limpa, o Grupo Santa evita a emissão de 900 toneladas de CO2 no ano, o equivalente ao plantio de mais de 6.000 árvores. A capacidade prevista de geração de energia, apenas com a usina adquirida em Brazlândia, será de 7.500.000 kWh, por ano.
“Este é um marco histórico. A inauguração de nossa primeira usina solar, em Brazlândia, reforça o compromisso imediato do grupo com o meio ambiente, nossas políticas de sustentabilidade e a colaboração por um mundo mais sustentável”, afirma Gustavo Fiuza, CEO do Grupo Santa.
Uma nova usina está prevista, em breve, para abastecer também os hospitais do Grupo Santa de outras regiões do Centro-Oeste: Hospital Ânima (Anápolis/GO), Hospital Santa Rosa (Cuiabá/MT), Hospital Ortopédico (Cuiabá/MT) e o Hospital do Coração (Campo Grande/MS). Até 2023, 100% dos hospitais administrados pelo Grupo Santa serão abastecidos com energia limpa e sustentável, podendo chegar a até 15.000 MWh/ano.
A construção da usina foi realizada em parceria com a Soliker Energia, especializada no segmento de energia solar fotovoltaica no Brasil. Além da operação, a Soliker será a responsável pela manutenção das usinas e atuará na modelagem e construção das próximas.
Brasil é o 5º maior produtor de Energia Solar do mundo
Em 2021, o Brasil saltou de 9ª para a 5ª posição como maior produtor de energia solar no mundo, segundo o relatório internacional Renewable Energy Market, apresentado globalmente em junho de 2022. Ainda nesse ano, a Agência Internacional de Energia (IEA) prevê que o uso da energia solar no planeta poderá chegar a 30%. No caso do Brasil, a agência afirma que a fonte sustentável de energia ainda tem muito espaço para crescer, uma vez que a solar ainda representa menos de 2% da matriz energética brasileira, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Veja o vídeo completo da Usina Solar Fotovoltaica (UFV) Jerivá, de propriedade do Grupo Santa e localizada em Brazlândia/DF: clique aqui.