INSCREVA-SE para o HIS19 e atualize-se com mais de 70 horas de conteúdo! Inscreva-se

O Braço Pesado do Estado

By 27 de julho de 2012 Sem categoria

Várias têm sido as publicações que registram os efeitos maléficos do braço pesado do Estado nas diversas atividades que compõem a base da economia brasileira. Não restam dúvidas de que o atual governo tem um perfil altamente estatizante e intervencionista, inclusive em área onde detém pouco conhecimento.

A Saúde certamente é uma delas. Não bastasse a criação de marcos regulatórios impossíveis de serem cumpridos, até mesmo pelos próprios Agentes Reguladores, chegam a impor padrões que em nenhum lugar do mundo são exigidos. E tenho criticado essa postura com veemência. A ANVISA, o INMETRO e outros órgãos correlatos insistem em impor marcos regulatórios cada vez mais estreitos que nem eles próprios atendem. E, curiosamente, nos deparamos com uma greve das Agências que deveriam ser o estabilizador, o justo peso do governo na criação de um ambiente saudável e competitivo, quando na verdade estão é impondo um atraso monumental à entrada de novas tecnologias. E respondem aos Agentes Regulados como se a culpa do atraso deles fosse. Curioso para não dizer trágico. E, como tenho rotineiramente comentado, tudo isso leva ao desabastecimento do mercado, ao desaparecimento de tecnologias já consagradas e atrasa a entrada de novos e melhores produtos. Como resposta, temos um aumento na judicialização da Saúde, fazendo  com que o Poder Judiciário tenha que se ocupar de um tema que seria simples, não fosse a avidez intervencionista desses órgãos.

Enfim, ou a sociedade se organiza e responde fortemente à busca dos seus direitos, ou nos tonaremos reféns dessa situação lamentável que nada de positivo traz para o nossa economia, nosso povo e nossa nação.

 

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply