A crescente adoção de evidências científicas para embasar decisões médicas tem avançado, mas sua aplicação sistemática nos hospitais ainda enfrenta desafios. Com o objetivo de superar esse cenário, a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo criou o Programa de Cuidados Baseados em Evidências. A iniciativa organiza e valida dados da literatura científica, oferecendo suporte qualificado tanto à prática médica quanto à de enfermagem. 

Integrado à BP Educação e Pesquisa, o programa funciona como um verdadeiro “Observatório” da ciência aplicada à saúde, assegurando que estudos e pesquisas confiáveis sejam traduzidos para a rotina dos profissionais da instituição. Os resultados iniciais dessa iniciativa receberam destaque no Global Evidence Summit, evento respaldado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), realizado em Praga, que reuniu as principais instituições de avaliação de tecnologia em saúde do mundo. 

Desde 2021, o programa produziu 55 revisões sistemáticas rápidas, 40 revisões de literatura e 21 tópicos de revisão, com ênfase no atendimento a pacientes internados, oncologia e procedimentos cirúrgicos. As principais tecnologias analisadas incluem dispositivos médicos, medicamentos e escalas/questionários. Até 2023, foram elaborados 95 pareceres científicos sobre a eficácia de tecnologias em saúde, reforçando a adoção de práticas assistenciais fundamentadas nas melhores evidências disponíveis. 

Com a liderança de especialistas renomados como César Ramos Rocha-Filho e Ana Carolina Pereira Nunes Pinto, doutores em Saúde Baseada em Evidências, e o reumatologista Felipe Sebastião de Assis Reis, sob coordenação de Rozana Mesquita Ciconelli, o programa se destaca pela expertise e qualidade de seus profissionais. 

“O programa fortalece a tomada de decisão na prática médica, resultando em menor tempo de hospitalização, redução de eventos adversos e melhores desfechos clínicos para os pacientes. Além disso, promove o uso racional de tecnologias e recursos, contribuindo para a sustentabilidade do sistema de saúde”, explica Veridiana Penteado Cordaro, diretora executiva Médica e de Desenvolvimento Técnico da BP. 

Além de aprimorar a assistência, a iniciativa reforça um dos pilares da BP Educação e Pesquisa, que investe na atualização contínua dos profissionais de saúde e na produção científica de excelência.