This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

A ?ATIVAÇÃO? DO PACIENTE REDUZ CUSTO

By 24 de fevereiro de 2013 Sem categoria

O termo ?Ativação do Paciente? descreve as habilidades e confiança que equipam pacientes a se tornarem mais ativamente engajados com a sua saúde.

Em recente artigo no Health Affairs (http://content.healthaffairs.org/content/32/2/216.abstract), os autores afirmaram que nos casos de pacientes que foram envolvidos em ações do plano de saúde para trabalhar suas crenças, conhecimento e confiança para manejar algumas tarefas de cuidados com a saúde, foi percebido que estes pacientes tiveram seu custo total com a saúde menor, entre 8 a 21%, comparado com os que não foram ?ativados?, já ajustando pelo risco.

Esta constatação está diretamente ligada ao processo de avaliação de qualidade de um sistema de saúde. Dentro da dimensão da qualidade proposta pelo Institute of Medicine em 2001, a Centralidade no Paciente – buscando atender suas necessidades, preferências e valores – contempla a lógica do processo de ativação do paciente.

Além disso, o ?empoderamento? do paciente com informações leva a redução da grande assimetria de informações que existe no mercado de saúde. É sabido que uma das grandes causas do alto custo com o sistema de saúde no mundo está nesta assimetria entre os diferentes atores envolvidos.

Como o principal ponto de contato com o paciente são os médicos e os prestadores de serviços, estes, portanto devem estar engajados fortemente no processo de ativação dos pacientes.

No entanto, o plano de saúde ou mesmo uma secretaria de saúde, deve lançar mão de estratégias para que isso aconteça.

Algumas estratégias já estão sendo pensadas, para que de alguma forma, os prestadores e serviços sejam compelidos a buscar este engajamento. Para estimular que isso aconteça, programas de incentivos e pagamento por performance devem ser criados tendo a Centralidade no Paciente com uma das grandes dimensões a serem avaliadas. Esta dimensão está contemplada no modelo GPS.2iM© conforme já apresentado em nossos artigos anteriores.

 

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply