This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Unifesp e CNEN pesquisam soluções para combate ao coronavírus

By 3 de abril de 2020 Saúde Pública

Pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) deram início a uma pesquisa que busca uma solução de combate ao novo coronavírus, (SARS/CoV-2). O trabalho envolve a produção de nanofármacos, que são medicamentos produzidos em escala nanométrica, com propriedades físicas, químicas e biológicas especiais.

O projeto é conduzido pelo Instituto de Engenharia Nuclear (IEN), unidade da CNEN localizada no Rio de Janeiro/RJ. Na Unifesp, o trabalho é realizado pelo Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp), que conta com infraestrutura laboratorial nível 3 de biossegurança e que faz a experimentação dos materiais.

Em entrevista ao portal do CNEN, o pesquisador do IEN Ralph Santos-Oliveira explica que a nanotecnologia representa importante plataforma para se obter remédios mais eficazes. No caso da cloroquina, por exemplo, seu uso na forma nanoestruturada pode representar maior eficácia e rendimento, com menos efeitos adversos.

A pesquisa está em seu início, e tem boas perspectivas de evolução, com ampliação dos recursos humanos e materiais envolvidos. Na sequência, estão previstas testagens e validações aplicadas a medicamentos novos, de acordo com protocolos nacionais e internacionais já instituídos. Além disso, está aberta para receber a colaboração de outras instituições que atuem no mesmo nicho de trabalho.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.