This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Opinião – Isolamentos horizontal e vertical

By 25 de março de 2020 Saúde Pública

Todos em casa ou apenas os de maior risco? Ambas podem ser alternativas acertadas. Cada uma no seu tempo.

Hoje, há quem prefira a primeira alternativa (comungo com estes), outros a segunda. Houve até quem admitisse a proposta de isolamento algum, afastada face ao risco de grandes perdas. As perdas em questão seriam ponderadas na balança de nossos valores morais e esses dão destaque ao indivíduo, valorizam os idosos e os fragilizados.

Assim, deixar-nos levar inertes pela epidemia representaria desastre de grandes dimensões.

Decidiu-se mitigá-la: “achatar a curva”. Sem perder de vista as consequências do isolamento horizontal (reclusão extrema e paralisação da Economia), priorizou-se evitar as mortes dos mais frágeis da sociedade.

Sim. Dar fôlego ao sistema de Saúde talvez poupe alguns deles. Amargaremos destarte profundos efeitos colaterais – uma grande recessão -, mas o faremos conscientemente.

Assim fazendo, o prejuízo será maior? É uma hipótese.

Na tomada de decisão, a hipótese distante perde do maior peso que tem o perigo real, próximo e iminente.

A decisão de isolamento horizontal preocupa, mas não pesará insuportável e indelével na consciência da sociedade. Pagar-se-á caro… Que assim seja.

Por outro lado, que atentos à progressão da doença, aproveitemos as oportunidades que surgirão (espero bem que nas próximas semanas) e façamos transição para o isolamento vertical, caso isso venha a ser exequível.

Essencial será, portanto, ter olhos abertos, mãos rápidas e firmes.

Sobre o autor

José Luiz Gomes do Amaral é Presidente da Associação Paulista de Medicina

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.